sexta-feira, 20 de dezembro de 2013


Foto da Bica registrada na manhã de hoje, pelo servidor
público Ricardo Boris (Autor da foto do selo Salto do Ipuçaba)

Choveu em 43 municípios do Ceará nos últimos dois dias. As chuvas, concentradas nas regiões dos Inhamuns, Cariri e Jaguaribana, elevaram a média dos índices pluviométricos do Estado neste mês para 32,5 milímetros. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o número representa um aumento de 24,1% em relação à média histórica de dezembro, que é 26,2 milímetros.

Foto Adrijane Santos (Facebook)
Segundo Cláudia Rickes, meteorologista da Funceme, as chuvas são consequência de dois fenômenos atmosféricos típicos da pré-estação (meses de dezembro e janeiro), período que antecede a quadra chuvosa (fevereiro a maio): o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). “É comum nessa época do ano, os dois sistemas atmosféricos atuarem principalmente na região Centro-sul do Estado. Tais chuvas eram esperadas e podem se estender ainda até o final da semana”, afirma a meteorologista.

Bica do Ipu

As chuvas de ontem a noite em noite em Ipu de 105 mm (Fuceme) e as da manhã dessa sexta-feira (20/12) já mudaram a paisagem do Cartão Postal da Bica do Ipu, reconhecido agora internacionalmente pelo selo "Salto do Ipuçaba". As imagens da cachoeira que forma o famoso 'véu de noiva" encheu os ipuenses de orgulho e é o o assunto mais comentado no dia de hoje nas redes sociais.

* Com informações jornal o O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário