quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Uma Noite Memoravel. Tributo a Valderez Soares. 
 
Uma noite memorável para ficar na história da cultura dos ipuenses". Aconteceu na noite desta terça-feira (05-11-2013) no Auditório da Casa de Cultura Valderez Soares, um encontro inesquecível no dia em que se comemora a cultura no Brasil, Tributo a maestrina Valderez Soares foi comemorado em grande estilo na Casa de Cultura que leva seu nome, são  10 anos fazendo cultura com a Escolinha de Música, Telecentro, A Banda de Música Municipal Maestro Lázaro Freire, Grupo de Chorinho e o Saxteto abrilhantam e dignificam a nossa rica história cultura. 

Valderez Soares nasceu no dia 03 de novembro de 1922, em plena Semana de Arte Moderna, infelizmente nos deixou em 1999, filha da ilustre família, Gonçalo Soares de Oliveira e Terezinha Soares de Paila, a maestrina iniciou seus estudos no Instituto São Luiz em Ipu, onde concluiu o antigo Curso Primário, cursou Escola Normal Rural e concluiu seus estudo no curso Normal Pedagógico do Patronato Sousa Carvalho, se dedicou a música no curso da CADES em Fortaleza, com especialização em música, matéria que lecionou por muitos e muitos anos no Patronato, indo ministrar ainda as disciplinas de desenho e Educação Artística e Canto Orfeônico no Colégio Ipuense. Valderez Soares foi promotora de vários eventos culturais Artísticos e Literários em parceria com a professora Valdemira Coelho. Em sua residência situada na Cel. Pedro Aragão (antiga Rua da Goela) criou a Escola de Música para Acordeom, Harmônio, Bandolim, Solfejos e Teorias Musicais.
Criou com alguns ipuenses uma trupe teatral que Chamou de Ernestina Magalhães, onde participou como Atriz das mais capacitadas. Ainda, uma Escola de Pintura, que muito contribuiu para o aprendizado de nossa juventude, deixando vários de seus alunos aptos para desenvolverem as Artes Plásticas. Desenvolveu ainda uma outra atividade, ensinando a Arte Culinária. Idealizadora e criadora do “Coral Santa Cecília”, formado por homens e mulheres; o “Conjunto Santa Cecília” que se apresentavam nas festividades da cidade principalmente nas solenidades da Igreja, não deixando de atender as festas de Casamento, Aniversários e Coroações de Nossa Senhora. 
O conjunto “Santa Cecília” era formado por uma Sanfona Executada pela própria Valderez, Violão, Bandolim, Voz e Percussão. Compositora dos Hinos do Centenário da Cidade de Ipu em 1985 e do Jubileu de Prata do Patronato Sousa Carvalho e muitos outros Cânticos Sacros. Foi da Pia União das Filhas de Maria e da Cruzadinha Infantil. No dia Universal da Música – Dia de Santa Cecília, padroeira da música promovia várias solenidades como: Missas, Shows Artísticas Serenatas e outros mais. Participava da Procissão de Passos como Verônica, percorrendo toda via-sacra. 
Valderez era Maestrina, tocava com perfeição o Acordeom, Harmônio, Teclado Eletrônico, Bandolim, Violino e Escaleta. Recebeu na cidade varias comendas pelos seus méritos que se distinguem com muita intensidade em todos os ramos das artes. Hoje a terra de Iracema num reconhecimento inconteste homenageia Valderez Soares com o nome da primeira Casa de Cultura que leva o seu nome. A noite ficou por completa com as variadas recordações do passos culturais que a maestrina Valderez Soares realizou ainda aflorada pelos ideais dos traços culturais por onde andou. Ao som das mãos delicadas do pianista Ivanildo Neves, Grace Farias encantou a platéia presente com a música "Fascinação", a maestrina fascinou e conquistou seus alunos com seu estilo simples e extrovertido, assim era Valderez Soares. Isabelle Aragão Soares e Emanuel Victor fizeram uma belíssima demonstração dos novos talentos, interpretando uma peça "O Verdadeiro Amor". 
O Coral Santa Cecília Santa fez uma magnífica apresentação, provando que não tem idade para realizar cultura, foi um sucesso. Fizeram-se presentes ao grandioso evento cultural, Prefeito Sérgio Rufino e sua família, vereadores, secretários, funcionários públicos, público presente, representantes da Ailca, músicos em destaque, representantes da família Soares e imprensa em geral. Acompanhe agora as imagens que marcaram o grande encontro do evento, nas imagens e produção de Afrânio.

Dados biográficos da Maestrina Valderez Soares

Blog do Professor Francisco Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário