quinta-feira, 28 de novembro de 2013



Caros conterrâneos e amigos de Ipu,
Em boa hora, a Câmara de Vereadores de Ipu aprovou projeto de lei, de iniciativa do Vereador Nonato Filho, concedendo o título de cidadã ipuense à Presidenta Dilma Rousseff.
Justa homenagem, não apenas pelo esforço hercúleo de nossa Presidenta em erradicar a miséria e a pobreza neste país, mas também pelo trabalho permanente e diuturno no sentido de formar uma grande classe média no Brasil, a exemplo das democracias européias, notadamente dos países da Escandinávia.
Merece também a Presidenta Dilma este título honorífico por ter decidido que o selo SALTO DO IPUÇABA (Bica do Ipu) fosse incluído na programação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para o ano de 2013.
Com efeito, a Comissão Filatélica Nacional não escolhera este selo na programação de 2013, deixando de levar em conta os pedidos de nossos políticos e da própria população de Ipu, mobilizada que fora pela Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) e pela Associação dos Filhos e Amigos de Ipu (AFAI), enviando aos Correios - Setor de Filatelia cerca de 1.300 e-mails solicitando que o SALTO DO IPUÇABA (Bica do Ipu) fosse contemplado com um selo especial.
Cabe esclarecer que a terminologia internacional para selos de cachoeiras, quedas d’água e cascatas é SALTO (em inglês FALL), pois é o rio ou o riacho que salta de uma montanha. Assim, temos Niagara Falls (Cachoeiras do Niágara), na fronteira dos Estados Unidos da América com o Canadá, o Salto Angel, na Venezuela, com 1.000 m altura, e, agora, o nosso Salto do Ipuçaba, com 130 m de altura.
Diante do fato de a Comissão Filatélica Nacional não ter escolhido o Salto do Ipuçaba para figurar na série dos quinze selos especiais de 2013, tomei a firme decisão de escrever pessoalmente à Presidenta Dilma, solicitando-lhe que interviesse neste processo, pois não se poderia frustrar a expectativa de uma população que lutara por este objetivo.
Evocava eu na carta – cuja cópia se encontra na sede da AILCA, em Ipu – que, certamente, a Presidenta tinha lido, em sua juventude, o poema em prosa Iracema, de José de Alencar, como leitura da cadeira de Português, e tivera conhecimento do encontro do guerreiro branco com a guerreira tabajara Iracema nessa cascata nas terras de Ipu. E dizia eu na carta que o Salto do Ipuçaba não era uma mera cachoeira, mas uma cascata que tinha história, pois Iracema já fora traduzido para as principais línguas modernas.
Parece que a Presidenta se sensibilizou com o apelo que não era só meu, como frisei, mas de uma comunidade inteira.
Em meados de outubro passado, recebi um telefonema do Departamento de Filatelia de Brasília, comunicando-me que o selo SALTO DO IPUÇABA iria fazer parte das emissões dos Correios de 2013. Foram-me solicitados dados, informações e fotos para que, num exíguo espaço de tempo, se pudesse chegar à confecção do selo em referência. E as providências tempestivas foram tomadas, contando eu com a efetiva colaboração da Prefeitura Municipal de Ipu na pessoa de seu prefeito Sérgio Rufino. 
E tudo deu certo. Agora, é só esperar o dia 12 de dezembro de 2013 para a grande festa. E esta festa será completa se a Presidenta Dilma Rousseff comparecer ao lançamento do selo SALTO DO IPUÇABA e receber, no mesmo dia, o título honorífico de cidadã ipuense.
Cordialmente,
Olívio Martins de Souza Torres


Nenhum comentário:

Postar um comentário