quinta-feira, 3 de outubro de 2013

São Francisco de Assis



ARMA DE ENGENHARIA
São Francisco de Assis
04 de OUTUBRO

São Francisco nasceu em Assis, Itália, em 1182, filho de rico mercador italiano e de uma nobre francesa, amável e piedosa. Ignora-se o dia de seu nascimento. Pela vontade do pai, Pedro Bernardone, Francisco deveria dedicar-se também à carreira comercial. Antes de sua conversão, participou ativamente como soldado quando Assis foi atacada pelos alemães. Posteriormente, participou nas expedições de Assis contra Perugia e contra a região da Púglia. Nessas ocasiões, Francisco tinha como missão destruir os obstáculos que os adversários interpunham à progressão das forças de Assis e construir meios para que suas tropas, ultrapassados os obstáculos, prosseguissem em sua marcha.
Terminado este período de guerras, Francisco decide, então, mudar de vida, desfazendo-se de seus bens materiais e de tudo aquilo que era mundano,
ao que, até então, ele devotara todo o seu empenho. Abraça, então, a mais absoluta pobreza como sua companheira de vida, juntamente a humildade no trato com os outros, como sua norma de vida.
A ele, aos poucos, juntaram-se outros companheiros e, em 1209, em Roma, o Papa Inocêncio III aprova a nova Ordem Religiosa. Francisco e companheiros fizeram então, diante do Papa, seus votos solenes e Francisco é nomeado Primeiro Geral da nova Ordem Religiosa. Esta foi a origem dos Franciscanos, hoje divididos em várias famílias religiosas masculinas e femininas.
Conhecida foi também a atuação de Francisco na quinta Cruzada, durante a qual, por não terem ouvido seus conselhos experientes nas coisas de guerra, no cerco de Damieta, cidade do Vale do Nilo (Egito), os comandantes cristãos sofreram clamorosa derrota. 
Foi homem de fé consumada. Via sem véus, nitidamente, as belezas da criação e seu ascendente inconfundível até ao Criador. Foi cantor e poeta da natureza e das almas, as obras primas de Deus.
Fez-se soldado e guerreiro para defender sua Assis, quando atacada pelas forças germânicas; participou também das expedições de Assis contra Perugia e depois contra a Púglia. Participou ativamente da destruição das obras germânicas quando assediaram Assis e das fortificações de sua cidade. Reparou e construiu também templos e conventos, escorando com o peito a Igreja-Mãe.
Por essas razões, muito justamente ufana-se a Arma de Engenharia em ter São Francisco de Assis como seu Padroeiro.
Um exército em marcha não alcança o inimigo sem varrer os obstáculos que o precedem e só detém o adversário superior, opondo-lhe tropeços, armadilhas e fortificações. Foi assim que atuou Francisco não só antes, com mais intensidade, é verdade, mas também depois de sua conversão.
Destruiu obstáculos, construiu obras de defesa e comunicações, impondo-se como exemplo a sapadores e pontoneiros.
Morreu na tarde de 03 de outubro de 1226 e sua festa litúrgica é celebrada em 04 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário