segunda-feira, 16 de setembro de 2013






Raimundo Justo Ribeiro
(Dr. Justo).

Raimundo Justo Ribeiro, filho de Jacob Ribeiro e Quitéria Marcelino Ribeiro, nasceu no sítio Ingazeira do município de Ipu, em 17 de julho de 1904. Casado com Maria dos Prazeres dias Ribeiro teve numerosa prole de 16 filhos, 22 netos e uma bisneta. Faleceu dia 06 de junho de 1992, em Fortaleza.
Segundo depoimento dado pelo Dr. Justo a uma de suas filhas, o mesmo afirma que estudou no Colégio Cearense, dos Irmãos Maristas, em Fortaleza, para “cujo Colégio se transportava de navio, via Camocim, e também de cavalo até a cidade de Maranguape, onde tomava o trem para Fortaleza”.
Cursou a Faculdade de Direito do Estado do Ceará, onde colou grau em 1932. Não freqüentou outros cursos e costumava ler obras de Direito, Literatura e História.
Exerceu a função de Promotor de Justiça da Comarca de Ipu, por mais de nove anos consecutivos, a partir de 1931. Foi nomeado Juiz Municipal de Tamboril em 1940, pelo então interventor Menezes Pimentel e, após de ano de exercício naquelas funções pediu exoneração do cargo, para assumir as funções de Diretor Gerente da Casa Bancaria de Ipu S/A, onde permaneceu por vários anos, ou seja, por cerca de nove anos, quando a dita Casa Bancaria encerrou as suas atividades, sem prejuízo para quem quer que fosse, em conseqüência da instalação em Ipu, de uma agencia do Banco do Brasil, para onde corriam os depositantes da mesma Casa Bancária”, segundo o biografado.
Deixando a Casa Bancária, exerceu a advocacia, e nesse período, ocupou por algum tempo o cargo de Prefeito Municipal de Ipu na Intervenção de Menezes Pimentel e, quando este foi demitido pelo Presidente Getulio Vargas, o informante foi exonerado pelo seu sucessor Meneses Pimentel.
Na época em que exercia a advocacia, por escolha unânime de amigos e parentes, foi elevado ás funções Presidente do Partido Social Democrático (PSD).
Exerceu as funções de Deputado Estadual no Governo de Raul Barbosa. Como Deputado Estadual proferiu diversos discursos de interesse público, requerimentos de lei que foram aprovados.
Reconduzido por concurso para o cargo de Juiz de direito do Estado, foi nomeado inicialmente para Farias Brito e dali promovido por merecimento para as Comarcas de Missão Velha, Ipu e Sobral, tendo substituído ainda várias comarcas no Estado, não só como Juiz de direito, mas como Juiz eleitoral, aposentando-se na categoria de Juiz Especial do Estado, equivalente aos Juizes de Direito da Capital.
Citado como um dos filhos ilustres de Ipu no livro comemorativo do Centenário do Ipu e no livro o Ceará, de Raimundo Girão e Antonio Martins Filho, na pg. 228.
Os seus restos mortais repousam hoje em Sobral, ao lado de sua esposa Maria dos Prazeres, com quem viveram 49 anos de feliz união.


Dados enviados pela sua filha Dra. Silonides Dias Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário