quarta-feira, 14 de agosto de 2013



 

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE IPU        

Num final de tarde do mês de dezembro do ano 2000, depois de bater as palmas costumeiras, adentrei pela enésima vez a residência do Professor Francisco Melo que, em tom eufórico, não deixou sequer eu mandar um conhecido boa-noite e emplacou: “Terminei! Terminei! O Histórico do Ipu está pronto”. Fiquei atônito – como poderia ter gasto tão pouco tempo numa obra tão complexa?...

Mas a surpresa maior ainda estava por vir. Tão logo me sentei à mesa para me esbaldar com aquele café aromático, acompanhado de uma bela tapioca, fui surpreendido com a interrogação: “Queres assumir a escrita da apresentação?” Devo confessar: sou chegado num desafio. Aceitei de pronto.

Pois bem, caro leitor, cá está eu a aventurar-me pelo universo da literatura. E nem sou literato. Sou apenas um aprendiz desta arte encantadora e exigente.

Encontraremos neste histórico um pouco de tudo. Variados são os assuntos que a embelezam e dignificam. Trabalho de fôlego deve ter tido o acadêmico Francisco Melo, pois, falar de Ipu, meu amigo, é tarefa das mais árduas. Contudo, gostaria de destacar as páginas onde estão as minibiografias dos originários desta terra de Iracema. Lá, grandes personalidades fazem com que acreditemos ser os filhos a maior riqueza dum lugar. São médicos, juizes, promotores, advogados, arquitetos, professores, políticos, empresários, padres, freis, escritores, maestros, musicistas, engenheiros, historiadores, enfim, os ipuenses são reconhecidos nacional e internacionalmente pela inteligência e bravura.

A obra ora apresentada tem um conteúdo literário vasto e abrangente. Destaca-se pela riqueza de detalhes, inerentes a qualquer pesquisa de cunho escolar ou profissional. É igualmente recomendada para ter-se como o livro das “Curiosidades da Minha Terra”, pois conserva em suas linhas o espírito investigativo e até certo ponto folclórico do nosso povo.

Quando abracei a honraria de redigir estas linhas, achei-me deveras recompensado pelo fato de não ter nascido nesta maravilha de cidade, de preferência próxima à Bica, sentindo o respingar das águas abençoadas do Ipuçaba. Porém, engrandeço-me a cada novo dia: sinto-me natural deste solo.

Por fim, felicitações a você que acaba de adquirir uma produção da mais alta qualidade.  Este Histórico do Município de Ipu, por se tratar de uma clara manifestação de amor e responsabilidade para com este torrão, já nasceu condenada à imortalidade. Publique-se.

Francisco Tácito Gomes da Silva
Ipu – Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário