domingo, 9 de junho de 2013


BANCO DA CULTURA – 05


Noite do dia 29 de setembro de 2000.Tudo preparado para as Eleições Municipais no Brasil.
No Ipu expectativa geral todos com um só pensamento visando a Eleição de Marcelo Carlos a Prefeitura de Ipu.
No Banco da Cultura todos se reúnem e cometam, é o prato do dia, quem vencerá as Eleições? Como bom partidário acreditávamos na eleição de Marcelo.
Um fato pitoresco ou até mesmo gaiato aconteceu na calçada do Prof. Melo onde se encontravam vários partidários do Marcelo para durante a noite prestar um serviço de vigília aos adversários que procuravam burlar a liberdade de voto a qualquer custo.
O vai e vem de carros e motos eram constantes na estreita Travessa Ibiapaba. Bosco Farias, Tácito, Melo, Milton, Anquiton, e mais outros e outros, faziam uma roda na calçada ora citada.
De repente chega Chico do Valdemiro, homem tempestuoso que havia travado uma discussão com o Coronel Martins que não era da Jaçanã, mas que tem raízes com aquela figura maquiavélica e esdrúxula resumo de muita miséria e desordem no Ipu.
Chico chega e pede o pinico aos presentes, Prof. Melo prontamente o atende e diz que ele está salvo da prisão dos Policiais.
Bosco que é um tremendo gozador começa a colocar medo no pobre Chico dizendo que a Policia não tarda a chegar e prende-lo sem a menor piedade.Em dado momento aproxima-se um carro, Bosco alarmantemente diz: lá vem a Policia! Esconde-te Chico, que o caso é sério.Chico corre desajeitado, cai não cai e vai se esconder nos jardins da casa do Prof. Melo. Passa o carro nada de Policia.O Chico volta, e diz escapei dessa, mas se eu for preso levarei esta bonita ROSA para o delegado para que ele se sinta sensibilizado e me solte logo, foi uma gargalhada geral.
E aquele transito medonho não pára. Nesta noite não aprece Florival, Albino, P. Germano, são adversários e estão noutra campanha.
P. Germano que já era conhecedor da derrota fica saltitando de um lado para outro, e ao passar em uma determinada rua de Ipu encontra-se com a Velha DOMINGA que lhe suplica uma ajuda, Paulo de imediato diz que não tem.Ela resoluta e piedosa, quase santa diz meu filho: “se você não tem, tudo bem, mas tiver com Raiva de mim me dê o MEU RRETRATO. Paulo já quase zangado pergunta que retrato?”.
Douglas que não anda muito feliz com suas andanças durante as noites encontra-se com um embriagado que lhe solicita um trocado para tomar uma cachaça, Douglas diz que não tem; o mesmo sem nada dizer URINA NOS SEUS PÉS que o deixa altamente revoltado, retira-se do ambiente sem nada dizer.
Tácito sorumbático procura tomar mais uma para esquecer as mágoas e aguarda com muita ansiedade o 1° de janeiro para o bem dele e de todos nós.
Ainda melancólico Tácito pede ao Prof. Melo que traga o violão que quer cantar uma música, é prontamente atendido, diz o tom e canta a música “MULHER INGRATA” de Roberto Muler, e dá um show de interpretação o que chama a atenção de todos e ainda mais, provocando a curiosidade dos visinhos que o parabenizam pela bonita música.
Dr. Célio já pela madrugada aparece, com os cabelos assanhados, pés descalços dizendo que acabara de confirmar a compra de votos que o Simão estava praticando no Sítio “Baixa da Ègua”, alguns se comunicam pelo BTP e a situação fica controlada.
Anquiton grandemente apaixonado conta várias histórias de amores passados em sua vida e recorda a música de Vicente Celestino “O Ébrio”.
O zum-zum-zum é constante faltando apenas àquelas figuras que costumeiramente ilustram os nossos BCS.
Iremos rir pouco, mas no registro da amizade fica indelevelmente gravado para todos nós esses agradáveis acontecimentos.
Foi mais um BC, sem muita graça uma mistura de verdade com brincadeira.
Como diz Oberico Bruno, “... rimos sim, rimos dos outros sem perceber que somos motivos de grandes gargalhadas”.
     Até breve! Ipu, -Ce, Dezembro de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário