sexta-feira, 17 de maio de 2013


Patronato Sua História.
(Pretendemos a partir desta matéria, postar uma sequencia de outros artigos contando a história básica do Patronato)
Por feliz coincidência, a inauguração do Patronato Sousa Carvalho, se deu na data do aniversário de Ordenação Sacerdotal do grande São Vicente de Paulo (fundador da Congregação das Irmãs de Caridade). Completava 351 anos de sua Ordenação, 23 de setembro do ano de 1600.
A criação do Patronato de Ipu – é uma a mais das inúmeras Casas existentes no mundo, onde Irmãs, que têm algo divino em sua dedicação e muito de humano em seus corações, na imolação, no sacrifício, em favor dos outros se consomem.
Para consegui-las Pe. Moraes enviou cartas à Irmã Visitadora dessa Província – Irmã Helena Marillac solicitando a vinda das Irmãs para Ipu.
Certa vez Irmã Marillac, de passagem pelo Ipu Pe. Moraes em reunião, contando com sua honrosa presença, pediu diretamente as irmãs para o Patronato de Ipu. Irmã Marillac depois de ouvi-lo atentamente, respondeu: “Vamos rezar e brevemente as Irmãs estarão no Ipu”.
Logo após a sua promessa – Pe. Moraes dirigiu uma carta à Província das Irmãs de Caridade fazendo a doação do Patronato para “usufruto in perpetuum” das Irmãs de Caridade. Dessa carta ficou uma cópia na sede do Bispado e outra foi para Casa-Mãe em Paris- França.
Foram elaborados os “Estatutos” do Patronato e transcrito no livro nº 1 de Registro Civil das pessoas Jurídicas – 2º Cartório de Registro de Imóveis.
Aqui ressalto o Art. 2º o Patronato Sousa Carvalho que é entidade pertencente à Paróquia de Ipu, atualmente entregue as Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo, por contrato de “Usufruto Perpétuos” é administrado por uma Diretora, uma Secretária e uma Tesoureira.
A vinda das Irmãs de Caridade, para Ipu, foi uma grande vitória para o Patronato, que teve a grande felicidade de tê-las como dirigentes e para o Ipu por ter recebido tão grande presente – Presente Régio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário