sábado, 4 de maio de 2013


Fransquinho Soares
Fabricante da famosa aguardente “cipó do velho”, fabricada e engarrafada no seu sítio, chamado Santa Maria, no bairro ‘bagaço’. Localizava-se as margens do Riacho Ipuçaba. Casado em primeiras núpcias com D. Francisca Marinho Soares com quem teve vários filhos e em segundo casamento com D. Clotilde Magalhães, não tiveram filhos.

Valdemar Feitosa de Mesquita
Natural de Monsenhor Tabosa, antiga Serra das Matas. Casou-se com D. Olindina Feitosa. Considerado um dos melhores fotógrafos da cidade em seu tempo. Foi delegado de polícia por muitos anos em nossa cidade. Era filiado a UDN. Morava no alto dos 14, onde mantinha uma pequena vacaria.

Amadeu Feitosa de Mesquita
Irmão do Valdemar Feitosa, casou-se com D. Faí de Melo Feitosa. Comerciante e agropecuarista, possuía uma engorda de garrotes e uma vacaria nas imediações do antigo SAAE.

Valdemar Ferreira de Carvalho
Nasceu no Ipu e começou a vida fabricando lamparinas e soldando utensílios. Fruto do seu trabalho, tornou-se proprietário de uma oficina de fundição onde fabricava alambiques, tachos e caldeiras para moagens além de engenhos para fabricação de aguardente e rapaduras. Fabricava chapas de ferro para fogões a lenha. Alem disso era agropecuarista, criando gado nos municípios de Ipueiras e Hidrolândia. Fato curioso é que Seu Valdemar foi o primeiro proprietário a construir uma piscina em uma de suas propriedades, no Sitio São João. Casou-se com D. Altair Bezerra de Carvalho e teve 16 filhos. Sócio efetivo e grande benemérito da Sociedade de Proteção a Maternidade e infância de Ipu. Pertencia aos quadros do Grêmio Ipuense e da AABB. Faleceu vítima de ataque cardíaco no dia 16 de dezembro de 1989 aos 69 anos de idade. Outro fato pitoresco é que Seu Valdemar também foi o primeiro proprietário da máquina de solda elétrica da cidade de Ipu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário