domingo, 19 de maio de 2013


Casarão de Edgard Corrêa
Construído em 1910, foi residência inicial do vigário da freguesia Mons. Gonçalo de Oliveira Lima e adquirida posteriormente por seu Edgard Corrêa do Sr. Luiz Jácome.
De acordo com o discurso proferido por Dr. Thomaz de Araújo Corrêa no dia 30 de setembro de 1998, por ocasião das comemorações de nascimento do Sr. Edgard, a casa não possui estilo definido “seguindo linhas especificas de determinadas construções, senão espaços amplos, largos múltiplos, bem divididos, janelas numerosas, quintal indo até os confrontos da Rua Pe. Feitosa. Obedeciam ao modelo habitual das edificações do seu tempo, construída no ano 1910, conforme inscrição que lemos em frente da casa”.
É constituída de duas (2) salas de visitas, a menor e a grande, à entrada lateral da casa, ambas assoalhadas forradas e decoradas com pintura a óleo, de cor verde escura e areia, com rendilho bordado na parede superior.
Foi palco dos bailes do Grêmio Ipuense que ali eram realizados, à luz do carbureto, com a Banda de Música do Maestro Raimundo do Vale.
Já citamos algumas vezes em outros documentários que a residência da família Corrêa é um relicário dos mais expressivos para nossa Ipu.
Está resistindo ao tempo, perfeito, bonito ainda com sua campainha no portão grande na entrada ao lado do magnífico casarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário