segunda-feira, 29 de abril de 2013


José Gentil Paulino.
(Zeca Paulino)

José Gentil Paulino era filho natural de Guaraciaba do Norte. Nasceu em 05 de setembro 1880, veio para Ipu em companhia do seu Tio Sr. Odulfo Carvalho, quando ainda era muito criança. Fez os seus primeiros estudos aqui no Ipu e já em 1915 se tornara comerciante de largas posses. Em seguida contraiu matrimonio com Ilda de Sousa Paulino filha de: Porfírio José de Sousa. Do seu casamento nasceram os filhos Francisca Neuza, Luis de Sousa Paulino Nepomuceno, Porfírio de Sousa Paulino, Manoel de Sousa Paulino, José Osmar Paulino, e Amauri Paulino.
Tenente da Guarda Nacional título adquirido durante a Guerra do Paraguai.
Exerceu a função de comerciante Ambulante para depois se tornar forte agropecuarista sendo possuidor de várias fazendas no nosso Município.
Ingressou da política no partido UDN, levado pelo renomado e autentico político Abdoral Timbó. Foi vereador em várias legislaturas. Foi Prefeito Municipal por nomeação da Câmara Municipal, muito conceituado no meio intelectual.
Como Prefeito realizou vários trabalhos especialmente aqueles ligados ao campo como: estradas, ladeiras, semente para os agricultores, cuidou do Riacho Ipuçaba, dispensou impostos de comerciantes de pequeno porte e sempre dava assistência ao povo pobre, arranjou o terreno onde funciona a Escola Murilo Aguiar, foi sócio fundador do Grêmio Ipuense e do Clube Artista Ipuense.
Passou logo depois para outra sigla partidária o PSD.
Coube-lhe a honraria de receber o nome de uma Rua no Bairro do Reino de França, localizada entre a Travessa Ibiapaba e a Rua Farias Brito.
Foi nomeado pelo Engenheiro Civil João Thomé de Saboya e Silva Presidente do Estado Ceará 3º Suplente do Juiz Substituto do termo de Ipu em 02 de janeiro de 1919.
Festejou suas Bodas de ouro, 50 anos de casado no ano de 1955. Em sua residência, situada a Praça Abílio Martins, com uma missa celebrada pelo virtuoso Sacerdote ipuense Francisco José de Aragão e Silva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário