segunda-feira, 1 de abril de 2013


Abdoral Timbó
(Prefeito)

Abdoral Timbó, ipuense de coração, nasceu em Cajazeiras dos Timbós, hoje Hidrolândia, chegou a Ipu, com 12 anos, indo morar na residência de sua tia Adelaide Timbó Martins, irmã de seu pai Vicente Timbó. Abdoral Timbó nasceu no dia 06-05-1896 e faleceu no dia 06-05-1969. Muito inteligente e esforçado, foi contabilista da firma “Barroso Aragão & Cia.”, pertencente ao Sr. Emídio Barbosa e Sr. Airton Aragão.
Depois se tornou empresário, fundando a própria firma: A Timbó & Cia.
Pecuarista e proprietário de fazendas e sítios. Político muito evidente em Ipu foi eleito para prefeito no ano de 1936, eleição disputada também por Dr. Francisco das Chagas Pinto da Silveira.
Abdoral era líder do UDN (União Democrática Nacional) em Ipu. Tinha muito carisma e capacidade de liderança, dentro de uma moral acima do espírito crítico de seus adversários, repito adversário, porque inimigos ele não tinha.
Abdoral foi quem teve a ideia de transformar a “Cadeia Pública”. Fez o contrato com o construtor Pedro Frutuoso, muito conceituado na região.
Era contra a utilização das praças fora do seu destino de fazer, ou seja, era contra a construção de prédios nas praças.
Conseguiu a construção do prédio dos “Correios e Telégrafos” para Ipu, por intermédio do senador Plínio Pompeu. Para evitar que o prédio fosse construído numa praça, foi comprado pela prefeitura o terreno e doado aos Correios.
Houve um movimento para evitar a construção do “Mercado da Carne” na Praça Abílio Martins (entre o mercado e o Jardim de Iracema), mas, o mercado foi construído. Depois, para melhorar o quadro, Abdoral foi favorável a localização do Banco do Brasil substituindo o tal “Mercado da Carne”.
Quando o Sr. Milton Carvalho capitalista ipuense, radicado no Rio de Janeiro, quis fazer algo pelo Ipu, Abdoral liderou o movimento para facilitar a realização em benefício da cidade, tendo sido adquirido da Paróquia do Ipu, o terreno do cemitério velho e doado para construção do “Patronato Sousa Carvalho”.
Quando a situação permitia, Abdoral faz todo esforço para arranjar nomeações para correligionários, notadamente para professoras.
Como deputado estadual, conseguiu a “água encanada” para Ipu, grande ambição da cidade, na época.
Conseguiu também o “Cartório Civil” para seu cunhado Pedro César Tavares, um benefício para cidade de Ipu.
Abdoral Timbó era digno, correto e justo. Amigo dos amigos e respeitava os adversários.
(Nota extraída Jornal dos Tabajaras Ed. Maio/Junho 96 – Zulene Paiva)

Abdoral Timbó veio a falecer em Fortaleza, sendo sepultado em nossa cidade. Em primeiras núpcias, casou com Dona Raimunda César Tavares Timbó (filhos: Itamar e Edvard) e, em segundas, com Dona Maria Augusta Tavares Timbó, irmã da primeira e ainda viveu alguns anos em nosso meio.
Foi suplente de Deputado Estadual em três legislaturas, comerciante e industrial (Piratininga de Algodão), pecuarista, fundador e presidente do Grêmio Ipuense, fundador do Núcleo Educacional de Ipu, sócio fundador do Banco Rural de Ipu, grande incentivador do desporto em nossa terra, um
“político autêntico” – segundo um de seus maiores amigos, nosso Dr. Thomaz de Araújo Corrêa. Liderava uma roda política de grande envergadura, em seu escritório ou defronte à residência de Joaquim Lima, aonde acorriam as maiores figuras de seu tempo, como Dr. Félix Araújo, Oscar Coelho e muitos outros.
(Memórias Sr. João Chiquinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário