terça-feira, 5 de março de 2013


Mulheres que contribuíram para nossa História.

DADOS BIOGRÁFICOS

                        Prof.ª Francisca Carvalho Martins           

Nasceu em Ipu aos nove dias do mês de junho de 1945, filha de Valdemar Ferreira de Carvalho e Altair Bezerra de Carvalho. Casada com Francisca de Assis Martins, (Prof. Melo), de cujo enlace nasceram os filhos; Ana Francisca, Junior Melo, Ricardo Ney, conceição de Maria e Ismênia Sheila. Os netos já somam nove: Ítala Mara, Iana Lara, Larissa, Pedro Neto, Juliane, Elias Neto, Martins Neto Heraclides e Rana Maria. Sua primeira e única escola foi o Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus instalada no Patronato Sousa Carvalho. No Patronato cursou do pré-escolar ao 4º Normal Pedagógico, escola modelo de Ipu é nosso cartão de apresentação educacional.

Graduada em Pedagogia, em Regime Especial em 1998, e Especializada, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio em 1999, pela Universidade Vale do Acaraú – UVA.
Casada com Francisco de Assis Martins, genitora de cinco rebentos e avó de dez netos.
Abraçou com garra e compromisso o Magistério durante 33 anos ininterruptos; sendo 21 dedicados ao Colégio Ipuense, onde experimentou na sua vez primeira a docência escolar.
Exerceu a função de Professora na Escola José Lourenço de Araújo, quando foi contratada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará em 1972. Lecionou no Patronato Sousa Carvalho, tornou-se Diretora Adjunta na Escola de Ensino Fundamental e Médio Auton Aragão no período de 1989 a 1998.
Atuou como Orientadora de Aprendizagem no Centro Educacional de Jovens e Adultos-Escola Tereza Odette.

Hoje, aposentada e realizada profissionalmente, agradece, a Deus, por minha família pelos amigos que fiz e pela legião querida de alunos que ajudei na formação intelectual, moral e social de cada um em particular.

A Educação é uma constante na vida hoje e sempre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário