domingo, 3 de março de 2013


Homenagem e Biografia: Francisco de Assis Martins (Prof. Melo).

No dia 15 de maio de 1943, a cidade de Ipu recebia um presente divino que veio a iluminar a vida de todos que o conhece. Filho de Heraclides Melo Martins e de João Anastácio Martins. Francisco de Assis Martins tem grandiosa importância, e contribui bastante para a educação na cidade, possui várias formações acadêmicas, dentre elas; Licenciado em Geografia, Ciências Físicas e Biológicas, e em Metodologia das Ciências Físicas Naturais. É diplomado em vários cursos de extrema importância.
 Professor Mello como é mais conhecido, é músico e compositor, sendo autor de vários hinos, principalmente de escolas, tais como as Escolas; Auton Aragão, Murilo Rocha Aguiar, Delmiro Gouveia, Mons. Gonçalo, Escola Infantil Ternurinha, Hino do Distrito de Várzea do Jiló e do Sesquicentenário de Ipu. Já escreveu vários livros - O Ipu em Noite de Serenata, Histórico sobre Ipu, Memórias da Praça e Prédios Históricos de Ipu, Obra e Vida de Valdemira Coelho e Histórias de meu Pai-Memórias, Meu Pé de Serra o Ipu, Documentário das ruas e Praças do Ipu e por último. No Orvalho das manhãs, Causos do Ipu, em parceria com Jeronimo Azevedo Sá Ipuenses.  Dentre outros, e para a felicidade de seus leitores ainda continua escrevendo, pois potencial para isso ele tem bastante, poeta onde mostra seu talento em belíssimas poesias, memorialista e jamais deixará de ser professor, pois dedica boa parte de seu tempo em ajudar os estudantes, pesquisadores e acadêmicos em suas pesquisas e trabalhos. É casado com Francisca Carvalho Martins e juntos tem cinco filhos, 10 Netos e um bisneto.
Mesmo com tanta riqueza de conhecimentos se torna bastante humilde em repassar o que sabe para todos que o procuram, conhecedor esplêndido de quase todos os acontecimentos ocorridos na cidade, o mais indicado como fonte de pesquisa, este filho da terra de Iracema é querido e admirado por todos, palavras são insuficientes para descrever este mestre, sem dúvida a cidade ipuense não seria a mesma sem o Prof. Francisco Mello e o mínimo que se pode fazer é agradecer por sua existência. 
Maria Regiane Gomes Barros, estudante do curso de História da UVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário