domingo, 10 de março de 2013


Histórico Guarda Municipal do Ipu

Por Jairo Alves
(Graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CE)
A Guarda Civil Municipal de Ipu-CE criada pela Lei Nº. 149, de 28 de novembro de 2006, que reinstitui a Guarda Municipal. Órgão integrante da administração direta do município, nos termos do § 8º do Art. 144 da Constituição Federal:

“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio...”.


"§ 8º Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei."

Apesar da Lei que cria a Guarda Municipal ser de 2006, a formação de 38 guardas municipais começou no ano de 2005 após a realização de concurso público pela Prefeitura Municipal, no inicio do mesmo ano. O concurso da Prefeitura disponibilizou trinta e oito vagas para Guarda Municipal de ambos os sexos, inclusive uma vaga para deficiente físico.


Após a realização do curso público o efetivo inicial foi de trinta e oito agentes, sendo trinta e três do sexo masculino e cinco do sexo feminino. Estruturada da seguinte forma, Comandante, Sub-Comandante e Guarda. Tendo como primeiro Comandante Romero do Santos Colares, Capitão da Polícia Militar do Ceará.

Os trinta e oitos guardas passaram por um rigoroso treinamento coordenado pelo Capitão Colares da PM-CE. Com instruções de Ordem Unida ministrada pelo próprio Cap. Colares, Normas Gerais de Atuação da Guarda Municipal ministrada pelo Cap. Regis, na época, Sub-Comandante da Guarda Civil Municipal da cidade de Sobral, Noções de Policiamento Ostensivo e Segurança de Instituições Física e Dignitários ministrada pelo Maj. Edvar PM-CE, Noções de Primeiros Socorros e Combates de incêndios ministrada pelo Tenente Mardens do Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará, Noções de Direito, Estatuto da Criança e Adolescente ministrada pelo promotor Dr. Kennedy Carvalho representante do Ministério Publico na cidade de Ipu, Código de Transito Brasileiro ministrado pelo então Sub-Comandante da CPRV(atual PRE) Cap. Arcanjo, e Curso de Manuseamento Tático do Bastão Tonfa ministrada pelo Sargento Gerson da Policia Militar do Ceará.

Após o curso de formação, foi realizada a formatura dos Guardas Municipais no dia 22 de agosto de 2005, no Ginásio Coberto Abdoral Timbó. Os guardas entraram marchando sob palmas da população entusiasmada da cidade com a simetria dos passos. Em seguida realizaram o juramento! Estava formada oficialmente a primeira turma de Guardas Civis Municipais de Ipu.

Fizeram pronunciamento no evento o Chefe do Executivo Municipal, o Major PM Edvar da Companhia de Policia Militar da cidade de Tianguá, representando a segurança publica do Estado, em seguida o orador da primeira turma de Guardas Municipais a ser formada na cidade, o Guarda Municipal Flavio, nas suas palavras reafirmou a importância da criação deste importante órgão de segurança publica para os munícipes de Ipu.

O trabalho da Guarda Civil Municipal de Ipu, realiza-se por meio de ronda ostensiva realizado pelos guardas municipais dia e noite em praças, prédios, rondas escolares e logradouros do município, além de apoiar as instituições de segurança pública existente na cidade. Estas rondas são realizadas com a utilização de uma viatura modelo Gol 1.0 e quatro motos, sendo duas motos Titan 150 e duas Titan 125 cilindradas. Utilizando em seus serviços Algemas e o Bastão Tonfa, visando sempre à imobilização de infratores, com o menor emprego possível da força física nas ações realizadas pela mesma. 
Conhecida pela sua farda azul e boina preta, com identificação do guarda no bolso direito da farda. (nome do guarda). A farda azul foi substituída pela farda verde no ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário