quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013




Por quê ?

Habitualmente tenho o costume de frequentar,  nos finais das tardes, à orla da cidade (Beira Mar).  Banco, farmácia, lojas de conveniência, panificadora, loteria, caminhada,  tudo é motivo para me exercitar e apreciar a beleza vespertina do Bairro.
Na horizontal vislumbramos, sempre, o encanto infinito do mar, colorido pelas jangadas, surfistas e banhistas, enquanto, no calçadão, homens, mulheres, jovens e crianças disputam lugares nas suas caminhadas. Lindo!  Para cima a visão não é menos surpreendente.  Enxergamos a ostentação de dezenas de prédios, outras dezenas em construção, disputando, entre si, o luxo e a suntuosidade de suas arquiteturas para abrigar uma minoria privilegiada. Alguns desses, acreditem, não trazem, consigo, o diploma da honestidade.
Entretanto, nem tudo é belo.  Se olharmos para baixo vemos, frequentemente, nas encostas das calçadas,  dezenas de crianças e jovens abandonados que a sociedade pudica e insensata os alcunham de trombadinhas, moleques, flanelinhas, viciados, traficantes e outros cognomes inaceitáveis. São eles, infelizmente, sem que os tenham pedido, a escória de uma sociedade injusta.
Por quê?
Porque não existe uma política social eficaz para combater e erradicar o menor abandonado.
Pois bem: De tantas idas tornei-me conhecido de um desses menores que vou chamá-lo de “amigo abandonado”. Ele chamava-me, sempre, de Doutor. (submissão das pessoas humildes).
Vivia sempre pela Abolição. Sujo, descamisado e descalço. Era esta a sua indumentária diária.
Certo dia convidei-o para lanchar em uma panificadora próxima.  Pedido aceito incontinente. A fome não rejeitaria.
Logo chegamos. Já estava me acomodando quando percebi a sua ausência. Olhei para a porta e o vi na calçada, coçando a cabeça e com um sorriso amargo pensando ou talvez  querendo dizer-me: “Doutor esse lugar não é para mim”.  Um vigilante o impedira de entrar.
Por quê?
Porque a sociedade os rejeita.
Retornei e pedí explicação ao funcionário. Este, cumprindo determinações, certamente,   alegou  tratar-se de um menino de rua, sem camisa e sem chinelos. Não concordei, pois se tratava  de um amigo e dentro do estabelecimento apontei dois jovens robustos, sem camisas e descalços. Mas estes tinham um diferencial. Ostentavam saúde e riqueza.
Sem argumentos para tréplica, o “amigo abandonado” entra, afinal, no estabelecimento.  Escolhe o refrigerante e o biscoito de sua preferência e por um instante sente-se cidadão igual a dezenas de outros que lá se encontravam.
(Aconselho, sempre, nunca dar dinheiro a esses pequenos jovens. Deem  dignidade.)
Na mesa travamos o seguinte diálogo:
__ E aí como estás?
__ Aqui é massa, hein, Doutor. Ar condicionado!
__ Por que você não fica em casa, ajudando aos seus pais, ao invés de perambular pela rua?
__ Não tenho casa, Doutor. Não tenho pai e a minha mãe quase não vejo.
__ Você não pretende se recuperar desse vício? Ir para uma clínica?
__ Já ouví falar nessa clínica. Mas aí... Quem me leva, onde fica?
__ Tens razão, amigo. É difícil. E o que você pensa do futuro?
__ Ah! O meu futuro é o presente, Doutor.
__  ? ...
Calado, lembrei-me das palavras do filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzcshe (1844 – 1900)  “As pessoas mais felizes e realizadas são as que sabem aonde querem chegar e têm metas.  E quando nossa vida se torna plena de sentido, de uma hora para outra os esforços já não são cansativos, e sim passos necessários em direção à meta que estabelecemos”.
O meu amigo abandonado não tinha metas, nem futuro, era movido pelo presente.
Já fora do estabelecimento nos despedimos.
Valeu, Doutor, disse ele com um sorriso de felicidade retornando para a sua calçada;  Eu, para o apartamento.
Por quê?
Porque a sociedade é, infelizmente, desigual.
Observação:
Há dias,  passando pela Abolição e sentindo a ausência do “amigo abandonado” pedí informação a um dos seus amigos de calçada. Este me respondeu.
__ O mago já foi Doutor.
__ Para onde?
__ Nós aqui tem vida curta, Doutor.
É para ti “amigo abandonado” que estás  com certeza bem acolhido, já perdoado de teus pequenos crimes que envio a música “MENORES ABANDONADOS”, do pregador PADRE ZEZINHO, cuja letra, forte, respinga diretamente naqueles que têm o dever de proteger esses pequenos jovens, reféns de  uma política social desigual e que não têm a menor culpa de serem infelizes, rejeitados, moradores das calçadas.
Abilio, 6 fev 2013

 É tão fácil atribuir às outras pessoas a nossa omissão.  Frequentemente usamos essa desculpa para empurrar a vida com a barriga.  É difícil reconhecer que não agimos por causa de nossas limitações.  Primeiro porque não nos conhecemos a ponto de identificar as verdadeiras razões, depois porque é bem mais fácil culpar o mundo, não é verdade?  Quem quer viver conscientemente e de bem com o próximo precisa saber a razão de suas escolhas, pesquisando além das desculpas e mentiras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário