quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Fortaleza, 13ª metrópole mais violenta do Mundo

As informações estão em um relatório do Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça, uma ONG do México
Por: Redação Web
Uma revelação nada agradável para o Ceará e, especialmente, para a cidade de Fortaleza. O mais recente relatório da ONG Cidadão para Segurança Pública e Justiça, do México, revela que a capital cearense é a 13ª mais violenta do Mundo entre 50 metrópoles pesquisadas. 
A pesquisa abrange 15 das 27 capitais brasileiras. Entre essas cidades, Fortaleza tem uma colocação preocupante: quarto maior percentual em termos de violência. Das 15 capitais brasileiras, aparece em primeiro lugar - como mais violenta, a cidade de Maceió, seguida por João Pessoa e Manaus.
A cidade campeã de violência no Mundo, conforme esse estudo, San Pedro Sula, segunda cidade de Honduras, com 169 homicídios por cada 100 mil habitantes. Dados dessa pesquisa foram revelados pelo ex-blog de César Maia, ex-prefeito e um dos atuais vereadores do Rio de Janeiro. Abaixo, você tem outros detalhes da pesquisa. 
Os números da pesquisa devem ser lidos e bem interpetados pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Governo do Estado para avaliação sobre os resultados das ações de combate à criminalidade.
O aumento no número de homicídios, somando com o crescimento do tráfico e consumo de drogas, e a morte de adolescentes estão entre os principais fatores para levar Fortaleza a esssa estatística do medo e da violência.
As cidades brasileiras na lista das 50 mais violentas do mundo. Maceió (6º), João Pessoa (10º), Manaus (11º),  Fortaleza (13º),  Salvador (14º), Vitória (16º), São Luís (23º), Belém (26º), Cuiabá (28º), Recife (30º), Goiânia (34º), Curitiba (42º),  Macapá (45º), Belo Horizonte (48º), Brasília (49º).
As dez piores metrópoles são da América Latina. E 41 piores em 50.  Lidera San Pedro Sula, segunda cidade de Honduras, com 169 homicídios por cada 100 mil habitantes. Em seguida, vêm Acapulco, no México (143 por 100 mil) e Caracas (118).
O Brasil amarga 15 capitais na lista vermelha, liderada por Maceió, com quase 86 assassinatos por 100 mil habitantes.  Os EUA tampouco escapam.
Das seis cidades americanas na lista das mais perigosas incluem-se Detroit (17.º lugar), New Orleans (21.º), San Juan (33.º), Saint-Louis (40.º) Baltimore (41.º) e Oakland (43.º). No entanto, é a América Latina, com 41 das piores 50, que mais chama atenção. Entre as razões da violência, há algumas bem familiares. Drogas, gangues e impunidade. A grande ausente da lista: a proliferação das armas de mão. A posse e o porte de armas e seu uso “não são a causa da violência”, afirma a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário