quarta-feira, 30 de janeiro de 2013





Antonio Fortuna Lima, casado com Maria Luiza Fortuna Lima, nascido em 20/02/1914.
Filhos.
Francisca  e João que moram no Ipu. Maria Darci, professora, morando em Fortaleza.
Os que moram no Rio de Janeiro. Maria, Antonio (Advogado e técnico em contabilidade) Antonia (técnica em contabilidade e professora) Tereza, professora e Pedro. Técnico em contabilidade, Professor de religião pela Escola Mater Ecclesiae, nível médio, Advogado e Psicólogo.
Um abraço meu grande amigo.
Meu pai exerceu as seguintes atividades, lavrador - barbeiro e comerciante (açougueiro)
No ano de 1968, tangido pela seca e pelas dificuldades financeiras, vendeu o que ainda lhe restava ( casa de morada no alto dos 14)  pegou dinheiro emprestado com o Sr. Antonio Cícero e Vicente Belém Rocha para as passagens e veio dá com os costados no Rio de janeiro. Aqui fomos "morar" numa favela chamada Catacumba. Nosso barraco media mais ou menos uns 12 M2. Dormíamos uns por cima uns dos outros. Sabe Deus o que passamos. Foi o pior momento de nossas vidas. Mas nos mantivemos unidos e esta união nos deu força e coragem para prosseguir.
O barraco ficava no topo do morro, tão alto que a água não chegava. Tínhamos que descer o morro com latas na cabeça para pegar o liquido precioso. Quando a água faltava, humilhados, formávamos longas filas nos postos de gasolina para pedí-la. Apesar de está no topo do morro, nosso barraco ficava  dentro de um buraco. “Quando estavam fazendo o recenseamento para retirar os moradores, só fomos descobertos, porque minha irmã Tereza, assustada com o movimento, colocou a cabeça para o lado de fora e ouviu dos agentes a seguinte exclamação:” Ué, mora gente aqui?”.   Posteriormente esta favela foi demolida e fomos levados, este é o verdadeiro termo, fomos levados para um conjunto residencial denominado:: Quitanda. num subúrbio distante do Rio de janeiro.Íamos como gato, sem saber para onde... O jovem Pedro foi o primeiro a conseguir trabalho: Lavador de pratos e panelas numa pensão na Rua Djalma Ulrich, 183 - Sobrado. Copacabana RJ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário