domingo, 18 de dezembro de 2011


PAULO GERMANO MARTINS ARAGÃO
E-mail:pg.aragao@bol.com.br
Assunto:Maria Vasconcelos
Há muitas semelhanças entre Mons. Morais e D. Maria Vasconcelos: ambos amaram esta terra sem serem ipuenses natos, trabalharam muito pela educação e tiveram papel de destaque em nossa sociedade.

Ocorre que D. Maria Vasconcelos ainda não havia sido homenageada pelos filhos de Ipu e com muita justiça essa honraria agora lhe foi dada.

Dona Maria Vasconcelos Aragão foi diretora da Escola Delmiro Gouveia por 27 anos. Naquele tempo não havia estímulo para a alfabetização das pessoas mais humildes, e o colégio tinha poucos alunos no início. Ela pessoalmente visitava os bairros, de casa em casa convidando as crianças para o colégio.

Também havia muito preconceito quanto aos filhos de prostitutas ou crianças filhos de mães solteiras, que eram praticamente impedidas de frequentar o colégio. Essa extraordinária mulher, com muita coragem enfrentou os preconceitos típicos da época e oportunizou a essas crianças marginalizadas o direito a educação.

Fez frentes de matrículas e pessoalmente visitava os "prostíbulos" procurando as crianças que não estudavam e se encontravam em situação de risco.

Hoje é fácil, nós temos estatuto da criança e adolescente, conselho tutelar e Judiciário atuante. Mas em meados do século passado a proteção da criança e adolescente ficava por conta de pessoas enviadas por Deus, como D. Maria Vasconcelos.

Essa gigantesca educadora, Mãe e orientadora de milhares de crianças e adolescentes, é mais do que digna de receber todas as homenagens do povo de Ipu, que já chega com certo atraso.

JP Mourão lançou a idéia do busto do Mons. Gonçalo. Eu lanço a idéia do busto da Educadora Maria Vasconcelos no Colégio Delmiro Gouveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário