sábado, 10 de dezembro de 2011

Doroteu Ferreira de Paiva

(Major)

Major Doroteu Ferreira de Paiva, abastado proprietário de terrenos no Município de Ipu e na sede do Município. Nasceu no dia 09 de outubro de 1845 e morreu no dia 24 de outubro de 1932.

Foi agropecuarista, comerciante e proprietário de “Carros de Boi”, negociava comparando mercadorias sal e outros produtos vindos das Praias de Camocim.

Possuía vários Carros de Boi que serviam para de transporte material de venda em outras localidades, até mesmo a longa distancia.

Foi um trabalhador e comerciante de grande importância para o desenvolvimento do comercio ipuense.

Recebeu da Guarda nacional a Patente de major pelo seu destacado papel junto às atividades comerciais da cidade e de todo Município.

Nas suas principiais atividades destacamos Fábricas com dois Engenhos de Ferro, uma para fabricação de rapadura no Sitio Espraiado e outro com um Alambique para fabricação de Aguardente (cachaça) no Sitio Lagoa. A sua plantação de Cana – de – Açúcar era bastante grande. Possuía ainda um plantio de Mandioca com uma casa de Farinha que servia grandemente para fabricação de nossa farinha.

O Major Doroteu deu origem a grande família Paiva aqui no Ipu São muitos os seus descendentes se alguém da família fizesse a sua genealogia com certeza seria bem grande a sua descendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário