sexta-feira, 11 de novembro de 2011


DE 1972 a 1976

            Cantemos o êxito de mais um período de vida, em que o Patronato pugna integrado na educação, para a formação cultural, moral e cívica do jovem.
            E a Irmã Atalgida Antão do Nascimento – 5º Superiora do Patronato prossegue as suas atividades para proporcionar a plena realização do jovem. 
            No início de 1972 procurou atualizar o ensino implantando a reforma dentro do espírito da nova lei, para isto realizou levantamentos de cursos de reciclagem – aceleração para que os alunos conseguissem estudar dentro da faia etária exigida.
            Criou o Serviço de Orientação Pedagógica S.O.P. com o objetivo de organizar um currículo por Áreas de Estudo. Para seu desenvolvimento, formou um conselho de professores e distribuiu as diversas áreas, ficando cada professor responsável por cada área.
            Para melhor andamento disciplinar da casa criou para diversos cursos uma coordenadora.
            Patronato – Irmã Maria Costa e depois, Irmã Maria Valdemira de Oliveira Mendes.
            Séries terminais do 1º grau e Curso Técnico – Coordenadora – Irmã Anita Nunes Barros.
            Curso Normal – Profa. Maria Valdemira Coelho Mello.
            As festas cívicas eram celebradas com muita vivência. Por ocasião do Sesquicentenário da Independência do Brasil, foi apresentada a Bandeira do Centro Cívico – criação da estudante – tesoureira do Centro Cívico – Maria do Carmo Soares Paulino.
            Foi logo submetida a apreciação do professorado e em seguida aprovada.
            Suas dimensões: 1,26m x 1,02m.
            Eis o seu significado – descrição feita pela Profa. Maria Valdemira Coelho Mello.
O QUADRILÁTERO VERDE – simboliza a esperança de uma geração estudantil presente e futura, que se imagina para acompanhar o ritmo acelerado do mundo.
O PENTÁGONO BRANCO – representa à harmonia, a paz, a vivência num clima de compreensão, de amizade e respeito mútuo, para um crescimento dinâmico e constante.
O QUADRILÁTERO AMARELO – ouro, luz, clarão, que refulge através das inteligências, para uma descoberta das potencialidades humanas desenvolvendo as habilidades e formando as atitudes que visam a sua integração.
O QUADRANTE AZUL – parte do globo, simboliza o Brasil potência – substituído pelo seu representante o Centro Cívico, que congrega os Órgãos constituintes do Patronato Sousa Carvalho.
            Construiu um pedestal para o Hasteamento do Pavilhão Nacional nas festas Cívicas.
            Construiu também uma garagem e transformou o Bebedouro, em Bebedouro elétrico – para que o educando água gelada para sorver.
            Em 1974 recebeu, transferida do Ginásio Ipuense, a Escola Técnica de Comércio, que diplomará sua 1º turma neste ano de 1976.
            Daí em diante, a Escola recebeu a denominação de Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, tendo o Patronato como Entidade Mantedora.
            Irmã Antão, durante o tempo que dirigiu o Patronato, recebeu as seguintes Irmãs:

Irmã Anita Nunes de Barros
Irmã Maria Valdemira de Oliveira Mendes
Irmã Maria da Conceição Barros
Irmã Maria do Socorro do Nascimento
Irmã Mariana Duarte
Irmã Tereza Dutra da Rocha
Irmã Esmeralda Antonia Corrêa
Irmã Marluce Pontes Pereira
Irmã Nazaret de Carvalho
  
            Irmã Antão era muito dinâmica, generosa, mística, espírito renovador, amante do magistério, muito fez pelo progresso educacional de Ipu.
            A chamado da Irmã Visitadora deixou o Ipu em 3 de fevereiro de 1975.
            O calendário registrou mais uma data importante.
            Era 13 de fevereiro de 1975 – retorna a Ipu para dirigir novamente o Patronato Sousa Carvalho – Ir. Mariana Albuquerque Mendes. O Ipu a acolheu com muito carinho. Trouxe consigo mais uma Irmãzinha – Irmã Francisca Garcia.
            Irmã Mendes, pelo seu elevado espírito administrativo continuou a marcha gloriosa do Patronato, procurando vencer todas as dificuldades e sacrifícios que se lhe apresentassem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário