terça-feira, 20 de setembro de 2011

Na Orelha do Livro Meu Pé de Serra o IPU



Orelha.

Francisco de Assis Martins (Prof. Melo) é incontestavelmente um apaixonado pela nossa querida terra: “Ipu”; Musa dos nossos sonhos, acalanto das nossas almas.
O escritor, poeta e amante, propõem-se sempre a decantar em prosa e verso, a nossa terrinha, num contexto de inspirações que tão bem revela o seu sentimentalismo, o seu romantismo e a profundidade do seu amor, da sua paixão pela terra berço.
“Meu pé de Serra” – O IPU, mais uma obra aonde a saudade vai de encontro a versatilidade das suas crônicas, das suas poesias, das histórias pitorescas contadas por aqueles que fizeram história, que marcaram o IPU de outrora... e, por aqueles que se transformaram em figura exóticas e que também fizeram história.
A obra no seu contexto poético literário nos transporta ao passado e nos deleita no embalo suave da saudade...
Era o tempo em que as máquinas agressivas do progresso ainda não agravavam tanto a exuberante beleza natural da nossa encantadora terra e nem desmistificava as nossas raízes culturais, a nossa sensibilidade, enfim, a pureza daqueles que verdadeiramente amava este mavioso pedaço de chão, encravado ao sopé da Serra da Ibiapaba, de cenário belo, aconchegante. Repousante, dando-nos aquela sensação gostosa de bem estar, que se transforma em paz, encantando-nos com o sussurrar harmonioso das águas da Bica, com o trinar da passarada que voa sobre as arvores que enfeitam o verdejante e bucólico Pé de Serra.
Prof. Melo, introduz na sua obra, uma visão literária para todas as gerações, enfocando não só os fatos interessantes que marcaram época, mas também, curiosidades, improvisos e homenagens, além das fotografias, relíquias de um passado que vai de encontro ao presente fazendo a nossa história.
É, portanto uma obra que leva o leitor (principalmente que ama a sua terra) a reviver ou conhecer um passado histórico romântico, político social, que serviu de alicerce para um presente que nos faz correr em busca de um futuro que não desmistifique as nossas tradições, mas que retrata os nossos valores e os nossos anseios de crescimento.
Parabéns, Prof. Melo, por mais esta obra que tão bem traduz o seu espírito critico literário romântico-social e o seu nobre sentimento de amor a terra.
Parabéns!
Maria das Graças Aires Martins
Ipu, 25 de março de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário