sábado, 20 de agosto de 2011



Rua Pe. Macário. Filho de Vicente Bezerra do Vale e Herculana Bezerra de Arruda nasceu no município de Guaraciaba do Norte a 17 de outubro de 1865. Fez seus primeiro s estudos em Sobral. Matriculou-se no Seminário de Fortaleza a 13 de março de 1886 e aí concluiu seus estudos filosóficos. Em 1891 transferiu-se para o seminário de Olinda-Pernambuco onde terminou Teologia e, em janeiro de 1894, recebeu a ordem do presbiterado. Foi por várias vezes proibido de exercer as funções Sacerdotais diante dessa problemática veio fixar residência em Ipu, onde fundou um Colégio dedicando-se assim ao Magistério. Por esta razão recebeu o nome de uma de nossas Ruas.
Exerceu também as funções de Jornalista. Faleceu em Sobral no dia 19 de dezembro de 1927.

José Assis de Araújo nasceu na fazenda “Garças”, município de Sant Anna – hoje Santana do Acaraú – Ceará -, a 17 de abril de 1880 (sábado), na “Casa-grande” que fora seu avô paterno. Filho de Francisco Assis de Araújo e Maria José Vasconcelos.
Ficou órfão de mãe aos anos de idade. Transferiu-se para Ipu aos 13 anos de idade e aí residiu até o seu falecimento, ocorrido a 30 de março de 1925.
Iniciando em Ipu, suas atividades profissionais como auxiliar do comércio, não se descuidou dos seus estudos, obedecendo a uma natural inclinação de seu espírito. Recorreu a professor, mas, sobretudo desenvolveu um persistente autodidatismo. Graças a tais esforços, poucos anos depois já galgara a posição de guarda-livros da firma J. Lourenço & Cia.
Exerceu as seguintes funções:
Comerciante de Tecidos e Miudezas, Agropecuarista, Funcionário de Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas – IFCOS, Colaborador dos Jornais da Região, Charadista, Colaborador do Almanaque de Lembranças LUSO – BRASILEIRO editado em Lisboa. Contava com vários órgãos da Imprensa especialmente e o “Correio da Semana” e a “Imprensa”, o “Santuário de São Francisco”, de Canindé escreveu duas colunas, em Acaraú escreveu no Jornal “A Comuna”.
Faleceu em plena atividade como guarda – livros da firma Silveira & Cia.ltda. “Drogaria Silveira”
No populoso Bairro do alto dos 14 existe uma Rua como seu Nome.

Rua José Oscar Coelho.

Nasceu em Ipu, sendo filho de: José Euclides Coelho e Ozonia Sales Coelho, e irmão dos drs. Osmundo Coelho e Vicente de Paula Coelho, residentes no Rio de Janeiro e Raimundo Coelho cirurgião Dentista residente em Fortaleza.
Casado com dona Nemem Marinho Coelho. Estudou no Estado da Bahia, aonde chegou a cursar a Escola de Direito, tendo concluído o curso Ginasial, no mesmo Estado. Abandonando os estudos, seguiu para o Rio, onde permaneceu cerca de 10 anos, estudando e ao mesmo tempo desenvolvendo sua vida comercial, estabelecido que foi naquele grande centro, dirigindo duas importantes casas comerciais. Regressando ao Ceará, depois de vários anos. Fixou residência em Fortaleza, aqui se estabelecendo com o ramo de material elétrico e ferragens. Gerenciando esta casa comercial, teve a patriótica iniciativa de instalar na cidade de Ipu, sua terra natal, uma Usina Hidroelétrica, que fornecia força e luz a referida cidade, cuja instalação foi feita em 1931, é sobremodo surpreendente por aproveitar a lendária queda d’água (Bica do Ipu), com felicidade e acerto, aproveitada em benefício coletivo ipuense que ficou a dever o nosso biografado um dos mais relevantes serviços.
Interrompendo a sua atividade comercial em Fortaleza, resolveu transferir-se temporariamente, para cidade de Granja, onde exerceu a função de Guarda-Livros da importantíssima firma Joaquim Pereira de Oliveira & filhos. Com a morte do seu sogro Cel. Manoel Marinho, o abnegado capitalista de saudosa memória, voltou a residir em Ipu, a fim de gerir os negócios do benemérito extinto. Ali chegando resolveu restaurar o antigo estabelecimento comercial de seu mencionado sogro, já estando realizando vultosas transações, sem, todavia ter abandonado suas ligações com a firma J. P. de Oliveira & Filhos, para quem vem efetuando grandes compras de gêneros de exportação.
Oscar Colho foi Prefeito de Ipu em substituição ao Prefeito eleito Dr. José Lourenço de Araújo Corrêa que deixara o cargo para exercer as funções de chefia do Campo Florestal (Fomento Agrícola). Na época não existia vice-prefeito e Oscar como Presidente da Câmara assumiu a Prefeitura, tendo realizado várias obras na terra de Iracema. Dentre elas podemos citar a construção do Pavilhão, a construção do Campo de Pouso de Ipu com verba conseguida pelo então Senador Plínio Pompeu por intermédio do Deputado Abdoral Timbó, Piscina de Iracema, a rodagem de Ipu São Benedito, Usina Hidro – elétrica Restauração do Açude do Bergdoff, Posto Agropecuário, os seguintes cacimbões: 02 na Praça Abílio Martins, Ponte Seca, Alto dos Quatorze. Ainda aquisição do Terreno para construção do Posto Agropecuário.
Faleceu em Ipu e os seus restos mortais repousam no Cemitério local.
Esta Rua é uma gratidão do Poder Municipal ao grande benfeitor desta terra, Oscar Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário