quinta-feira, 25 de agosto de 2011

GESTORES DE IPU.ÚLTIMA PARTE



Dr. Francisco Rocha Aguiar

Francisco Rocha Aguiar, filho de Vicente de Paula Aguiar e Maria Virgínia Rocha Aguiar, nasceu em 02 de março de 1921, na cidade de Camocim-Ceará, 17 irmãos, dentre eles o Deputado Estadual Murilo Rocha Aguiar. Casado com Maria Antonieta Rocha Aguiar, tiveram 6 filhos. Formou-se em medicina pela a Universidade Federal da Bahia em 14 de dezembro de 1949.
Chegou a cidade de Ipu em 1952, como funcionário da Divisão de Organização Sanitária do DNERU (Departamento de Endemias Rurais). Durante seu trabalho neste departamento em Ipu, a endemia ocular (tracoma) foi erradicada, foi médico do Corpo de Bombeiro do Ceará e da Assembléia Legislativa de Fortaleza. Ingressou na militância política de Ipu com idealismo e após consolidar uma forte imagem de liderança, foi candidato a prefeito em 1958 não alcançando êxito. Continuou sua batalha política e em 1966, foi eleito prefeito da cidade com uma expressiva maioria de votos.
Sob sua gestão renovaram-se os esgotos do centro da cidade, reformou o mercado público, colocou energia e água encanada em todos os bairros e várias avenidas e praças foram reformadas e arborizadas, foi construída e inaugurada a Avenida Delmiro Gouveia e a Avenida da Municipalidade, construiu vários prédios escolares em todo o território de Ipu.
No distrito de Pires Ferreira, construiu um posto de saúde e a Praça da Igreja, e prédios escolares, o posto telefônico, calçamento, colocou energia e fez o abastecimento d’água. Colocou energia nos distritos de Delmiro Gouveia, Otavilândia e Donato onde também construiu um chafariz. Além de outras obras em várias outras comunidades. Implantou um MOBRAL (alfabetização de adultos) com postos equipados, recuperou todas as estradas de acesso a cidade e o calçamento das principais ruas.
Em 1970 elegeu seu sucessor Antonio Ximenes Veras e em 1972 elegeu prefeita de Ipu, como candidata única, sua esposa Maria Antonieta Rocha Aguiar (D. Etinha). Dr. Rocha foi eleito Deputado Estadual para o período de 1979/1983, e passou então a residir com toda família em Fortaleza, aonde veio a falecer no dia 01 de fevereiro de 2001.
(Nota cedida pelo seu filho Nadson)

Antonio Ximenes Veras

Filho de Francisco Batista Ximenes e Antonia Veras Ximenes. Nasceu a 17 de julho de 1927, na cidade de Ipu-Ceará. Casou-se com Maria Angélica Pessoa Aragão. O casal teve seis filhos: Leila, Leide, Lídia, Majela, Lucrecia e Antonio Augusto.
Foi delegado de polícia aos 18 anos. Depois integrou o quadro funcional dos Correios e Telégrafos, ocupando o cargo de chefia. Ingressou na vida pública ao lado do líder político Dr. Rocha Aguiar. Foi vereador e prefeito municipal, exercendo o mandato de prefeito de 1970 a 1972.
Realizou o sonho de todos os ipuenses, construindo a estrada da bica (calçamento), obra gigantesca que colocou o Ipu na rota turística não só no Ceará, mas, de todo o Brasil.
Antonio Ximenes Veras foi um homem inteligente e dinâmico. Dedicou-se ao povo de Baixa Larga, onde viveu sua infância e adolescência. Faleceu no dia 31 de agosto de 1984, deixando a posteridade um exemplo de luta, de coragem e de trabalho.
(Lídia Ximenes)

Antonio Pinto de Oliveira

Filho de Pedro Raimundo de Oliveira e Maria das Virgens de Oliveira. Nasceu no dia 06 de julho de 1934, em Pires Ferreira, que já fora distrito de Ipu-Ceará.
Casado com dona Maria Neuza Marques e tiveram os filhos: Pedro Eudes Pinto, Maria do Socorro, Dr. Élder Pinto, Antonio Pinto de Oliveira Júnior.
Concluiu o 1º grau na Escola Dona Zuila Mota, em Pires Ferreira. Tinha como profissão o comércio e a agricultura.
Foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito de Ipu por seis meses, concluindo assim o mandato de Antonio Ximenes Veras, que fora apenas de dois anos.

Maria Antonieta Rocha Aguiar

Nasceu no dia 30 de julho de 1923, no município de Granja-Ceará. Foram seus pais Antonio Carvalho Rocha e dona Edvirgem Angelim Rocha.
Casou-se com Francisco Rocha Aguiar (médico) no dia 29 de março de 1939 e desse enlace nasceram os filhos: Francisco Rocha Aguiar Filho, Grace Meire Aguiar de Oliveira, Maria Elisabete Rocha Aguiar, Ana Cristina Rocha Aguiar, Nadson Rocha Aguiar e Ricardo Rocha Aguiar.
Dona Etinha como era assim conhecida, foi a primeira mulher eleita prefeita do município de Ipu e sendo também a primeira eleição onde tinha apenas um candidato concorrendo as eleições.

Antonio Milton Pereira

Filho de Antonio Pereira de Farias e Francisca Pontes de Farias. Nasceu no dia 25-09-1934, no sítio Espinho. Registro-se em Ipu no dia 29-09. Batizou-se na capela de Ingazeiras, no município de Ipu.
Seus primeiros estudos nas Escolas Reunidas, hoje Auton Aragão. Em Sobral, cursou parte do seu curso ginasial, completando, em seguida, em Fortaleza, o seu 2º grau, no Liceu do Ceará. O seu curso superior, em Medicina Veterinária, foi na Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro. Outros cursos: Especialização em Laticínios – Escola Cândido Tostes – Belo Horizonte – MG; Inspeção de Produtos de Origem Animal em Barretos – São Paulo; Administração Hospitalar – promovido pela Escola de Ribeirão Preto de São Paulo em Fortaleza.
Na sua primeira administração realizou obras de grande valor sócio-econômico para o município de Ipu, tais como; o C.S.U. (Centro Social Urbano), hoje transformado em C.V.T. (Centro Vocacional Tecnológico), o prédio do SESP (Serviço de Saúde Pública) hoje Secretaria Municipal de Saúde, prédio do Fórum, adutora do açude Bonito com uma moderna ETA (Estação de Tratamento de Água), e tantas outras. Foi o único prefeito eleito em Ipu por duas vezes através do voto. Outros dois prefeitos também tiveram duas legislaturas, como foram os casos do Sr. Abdias Martins e o Sr. Antonio Pereira, mas não foram eleitos como o Dr. Milton Pereira. Os dois deram continuidade à gestão de outro e só depois é que foram eleitos através do voto.
Hoje é Secretário de Agricultura do município de Ipu, na administração da Corrinha do Torrim.


Francisco Eufrásio Mororó
Nasceu no dia 02 de maio de 1946 no município de Ipu-Ceará. Foram seus pais Francisco Sousa Mororó e Maria Rodrigues Mororó (mais conhecida por dona Maria Virgem).
Casado com dona Rita Zuleide Farias Mororó no dia 14 de abril de 1975. Tiveram os seguintes filhos: Hálison F. Mororó (médico), Flávia Farias Mororó (Administração e concluindo Direito), Yana Farias Mororó (fonoaudióloga).
Na sua infância estudou na Escola São Gerardo da dona Maria Assis e também estudou com dona Carmosa (mais conhecida por cocó de ata). Estudou no Seminário de Tianguá, onde concluiu o primário, de 1958 até 1960 e em Campina Grande (Lagoa Seca), conclusão do 2º grau.
Ingressou na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1970 e em 1974 formou-se em agronomia.
Hoje Dr. Flávio Mororó é empresário e chefe do SAAE de Ipu (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Na sua gestão construiu o Ginásio Coberto Abdoral Timbó, o prédio da Secretaria de Educação, recuperação do trecho do início do Alto dos 14 e outras tantas obras. A sua principal obra na cidade de Ipu foi à destruição do nosso monumento maior a Estatua de Iracema no Jardim que leva o seu nome.

José Carlos Sobrinho

Nascido no dia 25 de fevereiro de 1934, na Fazenda Munguba ou Areias, no Bonito, município de Ipu. Antes de se tornar empresário, vendia lenha trazidas do sertão e as vendia de porta em porta no Ipu.
Filho de Manoel Carlos de Lima e de dona Maria Rodrigues Lima (mais conhecida por dona Neném). O empresário José Carlos Sobrinho começou com um velho caminhão, que ele mesmo consertava debaixo de uma mungubeira do Quadro da Igrejinha, em Ipu. Ele era o motorista, o ajudante de si mesmo, o mecânico, tudo. Em criança, sonhava um dia ter um Ford igual ao “Asa Branca” do “Seu” Italiano. Levou muito “pau-de-arara para a urgente Brasília, fazendo até 48 viagens, metade pra lá, metade pra cá. Surgiria a AUTO VIAÇÃO IPU-BRASILIA LTDA., seguida do EXPRESSO IPU-BRASILIA S.A. e, por fim, da “VIPU”, depois de marchas, contra-mão e cisões. A IPU-BRASILIA, de seus irmãos continuava com linhas para o norte, enquanto a “VIPU” explorava o centro-oeste, levando longe o nome de nossa terra. Por último, adquiriu mais empresas, desta vez na capital da Bahia, Salvador com a Empresa Vitral, em Sergipe a Empresa Haley e em Fortaleza a Empresa Cidade Luz, todas de transportes coletivos.
Foi casado com Noeme Gomes Abreu Carlos e tiveram os filhos: Marcelo Joseme Abreu Carlos, Petrônio e Marcos Vinícius (Manim), sendo estes os administradores de suas empresas.
Hoje, sua companheira é Antonia Bezerra Lima Carlos com quem teve um filho por nome Diego. José Carlos além de empresário e líder político em Ipu é um verdadeiro amante da pecuária, onde é possuidor de milhares de reses da raça nelore.
Como prefeito, destacamos a realização da construção do Açude São Bento e a Av. José Carvalho de Aragão, da Praça Dr. Apolônio de Perga Bandeira Barros, da Praça Sebastião Nogueira Bandeira, Criou o sistema de ônibus escolar com recursos próprios do Município, construiu várias Escola no interior do Município.

Simão Martins de Sousa Torres

Nasceu no dia 05 de janeiro de 1943 em Ipu-Ceará. Filho de Abdias Martins de Sousa Torres e Maria Natividade Martins.
Casado com Antonieta Peres Martins e tiveram quatro filhos: Ana Verônica, Tereza Raquel, Cláudia Helena e Ana Paula.
Teve seus primeiros estudos na Escola São Gerardo, em Ipu-CE. Dirigida pela professora D. Maria Assis. Concluiu seu Curso primário no Colégio Franciscano São José, em Tianguá-Ceará.
No Seminário Franciscano de Santo Antonio, em Campina Grande – PB, concluiu o Curso Ginasial; Curso Científico no Colégio Estadual Liceu do Ceará, em Fortaleza-Ce. Universidade de Fortaleza (UNIFOR); e Pedagogia.
É formado em Engenheiro-Agrônomo, com mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Advogado pela especialização.
Como prefeito, fez uma administração admirável, tendo como destaque à restauração do Ginásio Coberto Abdoral Timbó; restauração do Estádio Municipal, alargamento da Av. Boa Vista (José Carvalho de Aragão), desde as Populares até a ponte do macaco, em parceria com o DERT; luz elétrica em todas as casas da periferia e distritos (425 casas e 216 postes), para famílias carentes, acabando com as gambiarras; eletrificação rural no Jenipapo, Espraiado, Alegria, Riacho da Cruz, Flores – Tatu, Mina – Presídio, São João – Gameleira, Corrente – Lagoa Velha e demais localidades.
Construção de uma Cadeia Pública moderna; construção de 200 casas populares no bairro Pedrinhas (PROURB); aquisição de um terreno no bairro Nova Aldeota, destinado à construção das residências do juiz e do promotor da Comarca de Ipu; construção do terminal rodoviário de Ipu.
Na saúde equipou o Hospital Dr. José Evangelista de Oliveira (Hospital Regional); recuperação completa e equipamento moderno com atendimento médico-odontológico dos Postos de saúde de São José dos Martins, Ingazeira e Abílio Martins; retirada do lixão da margem da rodovia Ipu-Ipueiras, transferindo para local não agressivo ao meio ambiente (13 km de distância da cidade); ampliação no número de Agentes de Saúde, de 30 para 60 (cobertura de 90% das áreas mais carentes); aquisição de duas ambulâncias; aquisição da Unidade Móvel (ônibus) para atender nas comunidades mais distantes.
Centro Vocacional tecnológico (CVT), adaptação do prédio e equipamentos, destinados à capacitação de mão-de-obra especializada (computação, eletricista, bombeiro, pedreiro, mecânico e tantos outros); colocação de professoras diplomadas em todas as escolas do município, mediante realização de concurso público; aquisição de dois ônibus escolares, aquisição de sete computadores; construção de uma escola-modelo de 6 salas no bairro Mina.
AABB comunidade (parceria de prefeitura com a Fundação Banco do Brasil); construção de um Galpão de Artesanato, em Alegria, em parceria com o governo do estado, com a finalidade de apoiar e promover o desenvolvimento do artesanato em cerâmica e muitos outros benefícios em prol de sua gente.

Marcelo Joseme Abreu Carlos

Filho de José Carlos Sobrinho e Noeme Gomes Abreu Carlos. Nasceu no dia 28 de abril de 1962, em Ipu-Ceará.
Casou-se com Lucivânia Soares Brandão e tiveram dois filhos: Enzo e Jórgio. Anos mais tarde Marcelo teve seu terceiro filho, não mais da primeira união e sim, com Ana Paula Pinto (sua segunda companheira) sendo chamada de Marcela.
Por duas vezes foi deputado estadual e, prefeito de Ipu, mas, assumiu por pouco tempo, assumindo assim o seu lugar Antonia Bezerra Lima Carlos, sua madrasta.

Antonia Bezerra Lima Carlos

Nasceu no dia 22 de março de 1962 na Várzea Grande, município de Ipu-Ceará. Filha de Antonio Bezerra Neto e de dona Maria Bela Cordeiro. Formada em Terapeuta Ocupacional, pela UNIFOR (Universidade de Fortaleza). Foi vereadora por duas vezes e presidenta da Câmara Municipal de Ipu uma vez. Tem um filho por nome Diego José de Lima Carlos, sendo seu pai, José Carlos Sobrinho com quem convive já há muitos anos.
Dentre as suas várias obras realizadas em Ipu (como prefeita), destacamos aqui o excelente Galpão dos Feirantes, os postos de saúde das localidades de Bonito, Vaca Brava, Jenipapo e São Bento.
Restaurou o prédio da Cadeia Pública de Ipu e a transformou na elegante Casa de Cultura que leva o nome da dona Valderez Soares, construiu o Estádio Municipal e fez a Av. Darci Corrêa.

Maria do Socorro Pereira Torres

Nasceu no dia 19 de junho de 1966, em Pires Ferreira (quando ainda era distrito de Ipu). Filha de José Pereira Lima e de D. Alzira Maria Araújo (já falecida).
Casada com o ex-prefeito de Pires Ferreira, Francisco das Chagas Torres Júnior (Torrim), com quem teve três filhos: Torres Neto, José Augusto e Isabelle.
Corrinha do Torrim, assim como é mais conhecida, é formada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e com curso em Ciências Sociais (UVA).
Em seu primeiro mandato como prefeita já recebeu o prêmio como uma dos melhores administradores do estado do Ceará.

Francisco Pinto de Oliveira

Filho de Pedro Raimundo de Oliveira e Maria das Virgens de Oliveira. Nasceu no dia 23 de março de 1932 em Pires Ferreira, onde fora distrito de Ipu-Ceará. Casado com dona Luiza Helena Moraes Pinto no dia 10 de maio de l957. Tiveram os seguintes filhos: Francisco Pinto de Oliveira Filho (Wanderley), Maria Gorête, Carlos Alberto, Jorge Tadeu, Pedro Raimundo de Oliveira Neto.
Concluiu o 1º grau no Instituto Santa Inês (Pires Ferreira) e tem como profissão o comércio e a agricultura. Veio de uma prole de 09 irmãos e, seu pai, foi vereador na administração do Sr. Abdoral Timbó. Foi nomeado subprefeito do distrito de Pires Ferreira na época da administração do Sr. Francisco Martins de Pinho, Interventor Municipal de então.
Foi vereador por três vezes nas administrações: em 1954 – prefeito Abdias Martins; 1958 – Zeferino de Castro e em 1970 – Antonio Ximenes. Foi presidente da Câmara Municipal de Ipu em 1971.
Foi eleito, por três vezes vice-prefeito de Ipu, sendo que nas referidas eleições o voto para prefeito era independente para o vice.
Conhece a história política de Ipu e de Pires Ferreira como a palma de sua mão, causando profunda admiração para os que lhe escutam as suas narrativas. Percebe-se claramente que em suas veias corre o sangue de quem realmente ama a política. Quem no Ipu não ouviu falar num tal Chico Pinto do Pires Ferreira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário