segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bairro do Alto dos Quatorzes.

BAIRRO DO ALTO DOS QUATORZES.


Alguns dos Bairros existe a história de sua origem, outros mesmo passando por uma pesquisa rigorosa nada encontramos.

Bairro dos Pereiros, Bergdoff, Nova Aldeota, Caixa D’água, Corte, Lagoa, Reino de França Escondido, Pedrinhas, Alto da Boa Vista, Alto dos Quatorzes, Mina e Casas Populares.

Bairro do Reino de França está situado na parte ocidental da cidade. Quanto à origem do seu nome existem duas versões narradas pelos mais antigos. A primeira, dizem que o bairro nasceu da reunião de épocas remotas, de alguns desordeiros, homens afeitos a orgias que tinham como mandão um déspota mestiço de nome, Luiz de França. Foram tantos os tumultos, que ficou celebrizado aquele recanto de REINO.
A segunda opinião é que o Bairro em apreço tem este nome de Reino de França em virtude de um Francês que aqui chegou fixando residência.


BAIRRO DO ALTO DOS 14

Foi assim chamado porque na sua formação ali residiu o Velho Manoel dos Catorze, que tinha 14 filhos homens destemidos e unidos. A última sobrevivente foi à conhecida e exótica BAMBA, que perambulava maltrapilha e faminta pelas ruas de nossa cidade. O Bairro do Alto dos 14 urbanizou-se grandemente, dando a impressão de uma outra cidade o que muitos chamam hoje de Cidade Alta. É uma paisagem belíssima que se descortina aos nossos olhos. É o maior e mais populoso Bairro de nossa cidade.

BAIRRO DOS PEREIROS

Sabemos apenas que havia uma grande árvore de porte elegante chamado PEREIRO, situado nas imediações da residência dos ferroviários, e quando da construção da Estrada de Ferro de Sobral a Ipu, a mesma foi cortada deixando um enorme tronco que serviu por muito tempo de identificação do local, daí a razão de BAIRRO DOS PEREIROS.

BAIRRO DAS PEDRINHAS-

No ano de 1932 aconteceu no Ceará umas das maiores secas, e que para aqui vieram muitas pessoas de outras cidades para um campo de concentração que se criara na localidade de Espraiado, abrigando um número de flagelados em torno de 9.000.
Alguns dos concentrados trabalhavam durante o dia carregando pedras para serem utilizadas em calçamento. Eram pedras grandes e que até bem pouco tempo podíamos ver no nosso calçamento. As pedras eram toscas e agigantadas, que os flagelados carregavam para feitura dos calçamentos. As pedras grandes foram se acabando, ficando somente as pequenas no local que hoje chamamos de Bairro das Pedrinhas.

BAIRRO DO BERGDOFF

Bairro que nasceu às margens do açude do mesmo nome, construído no tempo do Império, por um engenheiro Russo de nome apenas conhecido de Bergdoff. Ali se formaram várias famílias em torno do açude, e assim foi crescendo até os nossos dias.
O bairro do “Breguedó” “Bregdofe” ou acertadamente Bergdoff já explicado no texto acima, fica no lado Norte da cidade.

BAIRRO DOS CANUDOS

Bairro situado na zona leste da cidade impressiona qualquer um pela largura de suas ruas, pois a sua própria situação Geográfica proporciona esta condição.

Recebeu este nome em face de ali ter residido o Beato Antonio Conselheiro, que exerceu várias funções quando temporariamente ali morou e que, além de Beato (rezador) foi Tabelião, influenciando na população o seu poder determinante, principalmente no povo que lhe cercava. Uma influência das mais positivas, transmitindo muita coragem, pois logo em seguida travou a luta na Bahia que foi chamado de Guerra dos Canudos, daí a razão principal do nome BAIRRO DOS CANUDOS.

BAIRRO DA BOA VISTA

Fica localizado na parte alta da cidade, deixando os seus moradores com uma visão muito bonita, pois do alto do Bairro avistamos toda cidade e parte da região sertaneja.
Considerado por muitos como um bairro de vista belíssima, se destacando como um dos melhores pela sua posição e também pela aragem que recebe, pois é estrategicamente muito bem situado. Pela beleza de sua visão chamamos de BAIRRO DA BOA VISTA.


BAIRRO DA NOVA ALDEOTA

Bairro dos mais elegantes de nossa cidade foi assim apelidado em virtude do Bairro da Aldeota de Fortaleza. Os proprietários dos terrenos eram pessoas vindas da Capital do Estado, e para obterem melhores vendas dos seus terrenos deram o nome de Nova Aldeota.
É um bairro elegante de nossa terra pelas suas residências e por outros edifícios que ali se instalaram.

BAIRRO DO CAFUTE

Sabemos apenas que é um grande Bairro localizado no lado Poente da cidade com várias residências desde as mais humildes até as mais elegantes.Quanto à origem do seu nome Cafute nada sabemos. Os anais da história de Ipu por maior que fosse a pesquisa nada encontramos.

BAIRRO DO CORTE

Margeiam a linha de ferro de Fortaleza á Crateús, com um bom número de habitantes.
Recebeu este nome face um confronto topográfico que a cidade oferece de duas barreiras que ladeiam uma parte da linha de ferro com aprofundamento aproximado de 5 metros. No topo das barreiras se formaram várias casinhas dando inicio a formação de uma população que se tornou residente no Bairro que hoje chamamos de Corte.

Bairro da Mina, localizado na saída de Ipu para Guaraciaba do Norte, recebeu este nome por ali haver existido um possível local com jazidas de ouro, o que na realidade foram encontradas, mas, em pequena escala, razão porque ficou sendo chamada de MINA.

Bairro da Caixa D’água, nos dias atuais não consideramos mais de Bairro. A sua localização em função do crescimento da cidade já podemos considerar de Centro. Tem nome de Caixa D’água por ser o ponto que está localizado o reservatório que abastece a cidade com água tratada e pura.(ano de 2006)

Casas Populares fica na saída da cidade de quem vai para Ipueiras é assim considerado em face da construção de vários blocos de residências pelo Banco de Habitação e Prefeitura Municipal, e que ficou também conhecido como Bairro das Casas da COHAB ou Populares.

Bairro da Lagoa, assim denominado por haver sido construído um pequeno AÇUDE OU LAGOA pelo Português Manoel Palhares Coelho. Depois pertenceu ao Major Doroteu Pereira de Paiva, em seguida ao seu filho Raimundo Doroteu de Paiva e por último a D. Cândida de Paiva Dias. É um recanto agradável e bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário