sexta-feira, 19 de agosto de 2011



ASSISTÊNCIA MÉDICA SANITÁRIA

Atualmente Ipu é muito bem servido no setor médico hospitalar, pois dispõe de vários Hospitais Clínicas e outros setores para atendimento ao doente.
O Hospital e Maternidade Dr. Francisco Araújo, seu funcionamento data de 15 de agosto de 1952, vem ao longo do tempo desempenhando um papel dos mais brilhantes pela sua importância e forma de atendimento dispensada ao doente.
Tem como Diretor o humanitário médico ipuense, Dr. Tomás de Araújo Corrêa desde a sua fundação, auxiliado pelo seu filho, o Médico Luiz de Gonzaga Timbó Corrêa.
O seu corpo Clínico é representado por mais de dez médicos atendendo dia e noite.

Laboratório Clinico Edgard Corrêa, funciona ao lado do Hospital e Maternidade Dr. Francisco Araújo, vem funcionando há vários anos, tem a Direção do Dr. Darcy de Araújo Corrêa.
Temos ainda os Laboratórios de Analises Clinicas da Casa de Saúde São Sebastião e do Hospital Mons. Moraes.

HOSPITAL MONS. MORAES

Novo, seu funcionamento aconteceu no ano de 1998, pertence ao Dr. Eduardo Pinheiro Bezerra, médico dos mais conceituados em nosso município.
Um hospital modernamente instalado e que se destaca pela disposição que se apresenta como um dos mais modernos da Cidade e Região.

Clínica de Olhos, “Santa Luzia” de propriedade do Dr. Humberto Mendonça, realiza tratamento diversificado, e outros atendimentos. Tem prédio próprio.

CASA DE SAÚDE SÃO SEBASTIÃO

Pertence ao Dr. Manoel Muniz do Bonfim. A Casa de Saúde vem prestando relevantes serviços a nossa população com médicos dos mais capacitados que ali exercem as suas atividades profissionais.

HOSPITAL MUNICIPAL DE IPU-DR. JOSÉ EVANGELISTA DE OLIVEIRA.

Aberto um Hospital na cidade de âmbito Municipal no dia 20 de julho de 2006 com a presença da Prefeita atual do Presidente da Assembléia e outro Deputado Federal de pouca expressão no cenário Político do Ceará.
Mas hoje é o Hospital que está atendo toda população com várias especialidades inclusive cirúrgicas. Vai muito bem o nosso Hospital Municipal.

POSTO DA FUNASA, ANTIGA SUCAM.

Órgão da Saúde Pública, que desde 20 de janeiro de 1951 vem prestando destacados serviços à população ipuense especialmente no que diz respeito ao combate as doenças transmissíveis do Rato, Cão, Mosquitos como: Calazar, Dengue, Íngua do Rato, Leptospirose, Leisheimaniose e Doença de Chagas.

SERVIÇO ESPECIAL DE SAÚDE PÚBLICA

Com o objetivo de promover a Saúde Pública foi instalada em Ipu uma unidade de Saúde chamada FSESP, que mantém o controle de certas doenças como: Hanseníase, Hipertensão Arterial, Diabetes, Tuberculose e outras, mantendo também atendimento a Gestantes, Vacinação Infantil e para adultos bem como Saneamento Básico, Exames Laboratoriais e atendimento Odontológico.
A FSESP hoje está Municipalizada de acordo com as normas governamentais, mas, continua fazendo bom atendimento.
Ainda por conta da municipalização temos o Hospital Municipal já em funcionamento. O Hospital Municipal tem o nome do Médico Dr. José Evangelista de Oliveira.
Mantém ainda o Plano de Saúde Familiar, PSF, com Médicos atendendo em todo Município.
As agentes de Saúde completam o quadro assistencial da Secretaria de Saúde do Município prestando importante serviço de informação e orientação para todos os Munícipes.
Esta unidade foi extinta depois da municipalização da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário