domingo, 24 de julho de 2011

Música da Semana. Petromax



Música da Semana.

Há anos, lá pela década de oitenta, fui convidado por amigos para ir a um forró no interior de Quixeramobim.
Não hesitei. Aliás, naquela época não precisava de insistências para aceitar determinados convites.
Lá chegando fomos cercados por inúmeros curiosos, certamente em razão do carro o que não era convencional naquele lugarejo.
Na sala de uma pequena casa, iluminada por lampiões (petromax) concentrava-se os dançantes sob a batuta de uma sanfona, zabumba e triângulo. No terreiro, meia dúzia de bancas vendia bolos, refrigerantes e, claro, muita cachaça.
Temerosos e ainda tímidos procuramos um lugar discreto de onde avistávamos o rodopio das mulatas e seus parceiros ao compasso do autêntico forró nordestino.
Muitos caboclos transitavam natural e vaidosamente portando suas peixeiras à mostra. Enquanto isso, alguns casais sedentos compartilhavam com as cercas solitárias e escuras momentos de amor.
Depois de alguns goles de cachaça perguntamos a atenciosa senhora se não havia uma cerveja qualquer.
É pra já. Respondeu.
Rapidamente apanhou uma enxada, cavou alguns centímetros, pescou uma cerveja barrenta, jogou-a dentro de uma lata d´água para expurgar o barro e resíduos e nos entregou dizendo:
__ Esta tá bem friinha.
A partir de então passamos a consumir “espumas de cerveja”.
Da metade para o final da festa, já descontraídos, estávamos nós no centro do salão sentindo as curvas maliciosas e o cheiro provocante daquelas sertanejas, ao ritmo do forró gostoso de JACKSON DO PANDEIRO, dançando “NA BASE DA CHINELA” até amanhecer o dia. Tsi... tsi... tsi
Ah, como dançam aquelas caboclas!

Abilio L. Martins.


Meu nobre amigo Abilío, tomei a liberdade de publicar no meu Blog este texto por encontrar uma semelhença muito grande com os "sabirotes" de nossa IPU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário