sexta-feira, 13 de maio de 2011

Valdemira



A Última Viagem de Dona Valdemira.

Foi uma viagem linda, temos certeza. Com tanta manifestação de carinho e de gratidão, talvez ela tenha sido levada pelos anjos por uma escadaria luminosa cheia de rosas brancas vindas do alto da Ibiapaba. Dona Valdemira era chamada de: “Mestra das Mestras” por todos os mestres de Ipu.
Diplomada pela antiga Escola Normal Rural de Ipu. Ampliou os seus conhecimentos através da Universidade Vale do Acaraú e pelas leituras de obras educacionais. Professora, Poetisa, Escritora, compositora, pintora, moça de muitas artes soube conservar a humildade de uma maneira impressionante. Deixou a marca de sua personalidade na formação de muitas gerações, principalmente estudantes do Patronato Sousa Carvalho e Colégio Ipuense. Sua casa era um constante vai-e-vem de estudiosos, professores, visitantes, e pesquisadores em busca do saber.
Destaque para o seu livro “Ipu em Três Épocas”, pelo minucioso registro sócio-político, histórico, religioso e educacional de nossa terra. Dedicou sua vida e seu tempo a Deus e a Educação.
Religiosa por convicção soube suportar com serenidade as adversidades e os sofrimentos. Hoje ela deu apenas um sorriso e partiu. Durou mais duas horas a Celebração Eucarística e a despedida dos amigos na Igreja Matriz. Vários oradores enalteceram a sua ação pedagógica, a sua obra literária e o seu apostolado. O Coral entoou a canção Alma de Luz que se misturou com a emoção de lágrimas de saudade. Maria Valdemira Coelho Mello será eternamente o referencial de educação, o símbolo da cultura e o ícone da nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário