sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reencontro. IPU



FESTA DO REENCONTRO
REALIZAÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL E
DEPARTAMENTO DE CULTURA DO MUNICÍPIO.




Local: Quadro da Igrejinha
Horário: Após a Novena/Missa.
Dia: 18 de janeiro de 2002
A Novena/Missa será cantada pelo Coral Municipal.
No local do evento, (Quadro) haverá Barracas com Bebidas e Salgados.
Será armado um palco na Praça da Igrejinha onde ficará a disposição dos presentes vários instrumentos musicais.
Na parte inicial teremos a palavra da Prefeita Municipal de Ipu, Antônia Bezerra Lima Carlos.

O Dr. Thomaz de Araújo Corrêa usará da palavra para saudar os presentes.

Palavra Facultada.

A noite será pequena para conter tanta emoção, pois teremos muitos ipuenses que por muito tempo não visitam IPU e deverão matar a saudade de tudo que viveram e sentiram na sua TERRA NATAL.

Antônio Carlos de Martins Mello ao receber o convite para participar da noitada vibrou tanto que sua verve poética veio a lume e compôs o seguinte soneto.




REENCONTRO
Reencontro de amigos: algo inda nos resta!
O ocaso assoma presto. As esperanças caem.
As ilusões mais ternas todas já se esvaem.
Migram pr’a outra vida as que existiam nesta.

De algum desvão sinistro mil fantasmas saem,
Como moldura tétrica da humana besta,
A recitar refrãos durante a louca festa
Dos que ofendem,burlam,desesperam,traem.

mas vejo nesse espectro de mortais semblantes
a grandiosidade de morais gigantes,
a exemplo dos cantados nos pregões antigos.

Se o bem inda salvais nos perdoando tudo,
muito da vida hei quando de vós me acudo,
que resta o abraço imenso dos que sois amigos!

Tatais, 16/17.12. 2001,0h10m
Com vistas ao reencontro do Ipu em 18.01.2002

Antes do evento que estamos relatando as nossas reuniões para tocar e cantar eram sempre no Quadro, debaixo das Mungubeiras e dos Oitizeiros, sempre ao som de nosso violão, flauta do Tatais e Gaita de Boca, voz do Abílio (sempre cantando Maringá, Rapaziada do Braz e outras tantas), Breguedé, o nosso sempre amigo e compadre Frasquinho Jorge ou Escoteirinho comparecia com o seu magnífico violão encantando as nossas noites, o Tena ainda apareceu algumas vezes com o seu saxofone. Era muito bom e salutar, mas precisávamos de algo mais significativo para os nossos amigos e conterrâneos e visitantes.

Numa certa noite de janeiro que não me lembro qual foi o ano, já pela madrugada nos dirigimos para o Quadro para matar as nossas saudades fomos para lá. Começamos a tocar e cantar, qual não foi a nossa surpresa quando chegou uma viatura da Polícia Militar querendo impedir a nossa INESQUECIVEL SERENATA; só que entre os Seresteiros estava um Juiz Federal (Tatais) um Delegado da Policia Federal (Felipe) e uma Agente também da Policia Federal (Abílio), que foram de encontro aos PM e lá justificaram as nossas presenças e a nossa principal razão de ali estarmos tocando e cantando.

Depois da saída dos policiais militares foi uma gargalhada geral.

Veio a realização da Noite. Muitos participaram. Dada a nossa pouca experiência e por se tratar da primeira noite faltou bebidas e comida logo após as primeiras horas da madrugada.

Mas, mesmo assim estiveram presentes um bom numero de ipuenses e amigos que aqui vou procurar relatar apenas alguns nomes que com certeza irei me esquecer de muitos, mas desde agora peço minhas desculpas.

La vai: Abílio, Fantinha, Dadazinha, Boris e Celinha, Tarcisio Bentivi, Marcos Martins de Lima (Baú), Gonaçalinha Aragão, Luiz, Moacir, Nilce Aragão, filhos do seu Odulfo, Francisco filho do Frutuoso Aguiar, Jacó, Silonides, Clarice, Astride filhos do Dr. Justo, Tatais e Regina (que por sinal levou uma grande queda), Tadeu Xerez, Djalma, Zezé Carlos e Toinha, Dr. Tomás e família, D. Nira e suas irmãs Selva e Terezinha Araújo, D. Zenaide Martins, Francisco Tácito, Vanardo Holanda, Eliardo Holanda, Assunção Carlos, Chico Holanda, Milton Pereira, Pedro Josino, Petinha, Jesus Xerez, Solange Freitas, Fran Erle, Luzanira Cajão que veio de Anápolis em Goiás, D. Diva, José Cesar Tavares, Dião, Graça Aires, Lucila Aires, Célia Taumaturgo e Jurandir, José Taumaturgo, D. Sinhazita, Assunção Carlos, Uruca, Joari e Maura Joca, Luizinho Dantas, João Aragão e Francisco Aragão, Marilac Ribeiro, Manoel Gomes do Nascimento, Carlos Gomes, D. Socorrinha, Raimundo Pinto,

Nenhum comentário:

Postar um comentário