quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dados Biográficos de João Tomás L. Martins



João Tomás Lourenço Martins
Numa manhã de 10 de abril, nasce em Ipu João Tomás, filho de Antonio Carvalho Martins e Maria Auri Lourenço Martins.
Deu os seus primeiros passos ladeados pelos visinhos, Sr. Alberto Aragão, Seu Janjão e Dr. Evangelista. O pequeno menino era chamado de Tontinho e até hoje assim o conhecemos.

Marcou a sua infância no Quando da Igrejinha. Estão gravadas em sua memória as brincadeiras, sob a cumplicidade da lua, jogos de futebol, sob as frondosas copas dos tamarindeiros, dos banhos de chuva com direito a construção de açude, dos banhos no Gangão, os flertes os namoros, as voltas no Jardim de Iracema, e marcando presença nas tertúlias nas casas de família.

Seus primeiros estudos foram no Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, depois no Seminário da Floresta em Fortaleza, voltou a Ipu e retorna ao antigo Ginásio Ipuense para concluir o seu antio Curso Ginasial. Naquele ano, sua turma funda, sob a orientação do Prof. Francisco Melo, o periódico “Cultura Estudantil”.
De volta a Fortaleza, Matricula-se na Escola Técnica Federal do Ceará onde concluiu o Curso Técnico em Edificações.
Tornou-se Bacharel e licenciado em Sociologia pela Universidade de Fortaleza-Unifor.
Em 1996 ingressa na Universidade Estadual do Ceará –Uece, concluindo o curso de bacharelado em Administração de Empresas e Extensão em Administração Pública.
Como sindicalista participo de inúmeros eventos no sul do país, integrando a comitiva no Congresso Latino-americano de Trabalhadores realizado em 1987 em Buenos Aires.

João Tomás exerce hoje o cargo de Analista de Custos e Orçamento da Telemar, é ainda instrutor do Programa CQT-Gerencia de Qualidade total-consultor do modulo Project Sistem do Sistema Empresarial de propriedade alemã SAP.
Como leva a vida: Pai de família casado com Geísa a primeira neta do Sr. José Jovita e da Dona Maroquinha, filha de Evani e Raimundo Tabajara. Do enlace nasceram: Igor, Talita e Ian.

Leva uma vida fazendo aquilo que gosta de uma maneira simples. Trabalhando. Amando profundamente a família. Torcendo pelo Botafogo. Falando para os amigos das coisas do Ipu, mormente aqueles de caráter jocoso que seu pai costumava contar, e agradecendo a Deus por lhe ter dado a graça de ter nascido no Ipu do seu coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário