sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Caso Cesário Patricio

O caso do assassinato de Cesário Patrício, que havia tirado a vida de um compadre seu Coronel Antonio Rodrigues Veras, residente em Nova Russas, a pauladas e estava cumprindo sentença na Cadeia Publica de Ipu. Numa noite a viúva do coronel resolveu vingar a sua morte mandando a Ipu cinco cangaceiros de nomes: José Barroso, Plácido Barroso, José Moreira, José Mourão e Afro Leôncio. Vieram de Nova - Russas num trole da Estrada de Ferro de Sobral que obrigaram dois trolista da referida estrada a comandar o veículo até Ipu, onde entraram a noite, procurando a casa do Carcereiro José Macário de Sousa Lima determinando-o a abrir a Cadeia donde retiraram os três presos, Cesário, Chiquinha, amasia do Coronel e seu irmão. Cesário foi amarrado e colocado em cima do trole que rumara para Nova - Russas juntamente com os outros presos, e já nas imediações de Charito o trole por ordem de um dos cangaceiros, José Barroso abraça, afaga e beija Cesário, dizendo-lhe: “sabes que vai morrer meu bichinho” e em seguida sem nenhuma resposta de Cesário coloca o cano do seu Rifle no ouvido de Cesário e atira pelo afeito do disparo o corpo do moribundo rolou do trole e caiu a certa distância, sendo completado em seguida pelo próprio José Barroso que desfecha seu rifle de 12 tiros todo no corpo da vitima. José Mourão por sua vez disparou alguns tiros em Cesário.
O cadáver foi colocado na Estação Ferroviária de Nova-Russas e à tardinha foi sepultado por pessoas do Povo.

Passaram ainda o seguinte Telegrama:
Presidente do Estado vg Chefe de Policia vg Dr. José Aciolly vg Capitão Peregrino – Fortaleza - CE - Para vingar morte nosso prezado amigo Coronel Antonio Rodrigues vg acabamos de matar seu assassino

José Barroso
Plácido Barroso

Os Cangaceiros ainda queriam a Cabeça do Promotor de Justiça Dr. Augusto Passos. Não se consumou o crime porque o velho Vicente Bode, perambulante da noite estava nas imediações da residência do Dr. Augusto e disse que o mesmo havia viajado a Sobral há dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário