quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Biografia Simão Martins

Simão Martins de Sousa Torres

Nasceu no dia 05 de janeiro de 1943 em Ipu-Ceará. Filho de Abdias Martins de Sousa Torres e Maria Natividade Martins.
Casado com Antonieta Peres Martins e tiveram quatro filhos: Ana Verônica, Tereza Raquel, Cláudia Helena e Ana Paula.
Teve seus primeiros estudos na Escola São Gerardo, em Ipu-Ce. Dirigida pela professora D. Maria Assis. Concluiu seu Curso primário no Colégio Franciscano São José, em Tianguá-Ceará.
No Seminário Franciscano de Santo Antonio, em Campina Grande – PB, concluiu o Curso Ginasial; Curso Científico no Colégio Estadual Liceu do Ceará, em Fortaleza-Ce.
É formado em Engenheiro-Agrônomo, com mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Advogado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); e Pedagogia com especialização.
Como prefeito, fez uma administração admirável, tendo como destaque a restauração do Ginásio Coberto Abdoral Timbó; restauração do Estádio Municipal, alargamento da Av. Boa Vista(José Carvalho de Aragão), desde as Populares até a ponte do macaco, em parceria com o DERT; luz elétrica em todas as casas da periferia e distritos (425 casas e 216 postes), para famílias carentes, acabando com as gambiarras; eletrificação rural no Jenipapo, Espraiado, Alegria, Riacho da Cruz, Flores – Tatu, Mina – Presídio, São João – Gameleira, Corrente – Lagoa Velha e demais localidades.
Construção de uma Cadeia Pública moderna; construção de 200 casas populares no bairro Pedrinhas (PROURB); aquisição de um terreno no bairro Nova Aldeota, destinado à construção das residências do juiz e do promotor da Comarca de Ipu; construção do terminal rodoviário de Ipu.
Na saúde equipou o Hospital Dr. José Evangelista de Oliveira (Hospital Regional); recuperação completa e equipamento moderno com atendimento médico-odontológico dos Postos de saúde de São José dos Martins, Ingazeira e Abílio Martins; retirada do lixão da margem da rodovia Ipu-Ipueiras, transferindo para local não agressivo ao meio ambiente (13 km de distância da cidade); ampliação no número de Agentes de Saúde, de 30 para 60 (cobertura de 90% das áreas mais carentes); aquisição de duas ambulâncias; aquisição da Unidade Móvel (ônibus) para atender nas comunidades mais distantes.
Centro Vocacional tecnológico (CVT), adaptação do prédio e equipamentos, destinados à capacitação de mão-de-obra especializada (computação, eletricista, bombeiro, pedreiro, mecânico e tantos outros); colocação de professoras diplomadas em todas as escolas do município, mediante realização de concurso público; aquisição de dois ônibus escolares, aquisição de sete computadores; construção de uma escola-modelo de 6 salas no bairro Mina.
AABB comunidade (parceria de prefeitura com a Fundação Banco do Brasil); construção de um Galpão de Artesanato, em Alegria, em parceria com o governo do estado, com a finalidade de apoiar e promover o desenvolvimento do artesanato em cerâmica e muitos outros benefícios em prol de sua gente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário