quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ruas de Ipu

Rua Teles de Sousa. Esta rua fica localizada no Bairro do Alto dos 14, medindo 10 metros de largura, partindo da rua Pe. Macário, rumo ao Sul.
É uma valorização do Poder Municipal quando notabiliza seus filhos e seus habitantes que aqui chegaram e se instalaram se destacando pelos seus méritos Culturais, Econômicos e Sociais.
Era Jornalista. Fundou o Jornal “Cidade de Ipu”.
A 18 de fevereiro de 1904, os irmãos Teles e Jovelino de Sousa, que dirigiram no Ipu o Colégio José de Alencar o mais importante educandário da região, fizeram circular na Cidade do Ipu, um jornal bem feito com excelente parte editorial. Além de seus diretores nele colaboraram Dr. Feliz Cândido de Sousa Carvalho, Juiz de Direito da Comarca, o poeta Liberato Filho, Manoel Ribeiro de Miranda, Alba Valdez, Julio Cícero Monteiro, Dr. José Mendes de Vasconcelos, Luis Porfírio, Prof. João da Mata Cavalcante e outros intelectuais. Nesse jornal, Jovelino de Sousa decantou em magníficos versos a terra cearense enumerando todas as cidades e vilas, bem como todos os Rios do Meu Ceará libérrimo e querido, Enternecido berço de Alencar.
Após duas estrofes de introdução todas com rimas intercaladas encontramos exatas:
E dou começo – Fortaleza, Ipu.
Acaraú, Baturité, Sobral.
Crato, Barbalha, Tamboril, Tauá,
Caracará, Crateús, Tamboril, Chaval...
E assim prosseguiu. Em outra poesia, no mesmo estilo enumerou rios do Ceará. O “Jornal Cidade do Ipu”, como jornal que lhe antecedeu, o Ipuense teve apenas 20 edições, sendo a ultima em 15 de outubro de 1904.
Rua São Damião, Rua São José, Rua São Gerardo, Rua São Vicente, Rua São Pedro, Rua Santa Luzia, Rua São Raimundo, Santa Clara, Rua Padre Cícero Romão Batista, estão localizadas no “Parque Coronel Manoel Marinho e Alto dos 14”. Foram assim cognominadas para cumprir o velho estilo Europeu de colocar Nomes de Santos nas Ruas aguardando o momento certo para denominá-las com nomes de filhos ilustres de nossa Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário