sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Rua Pe. Manoel Pacheco Pimentel. Natural de Pernambuco. Vigário Colado da Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos (1808 a 1840).
Nasceu em 1777. Faleceu em Fortaleza a 07 de outubro de 1840 de “hidropisia” aos 88 anos de idade. Foi sepultado na Igreja do Rosário em Fortaleza. Em Campo Grande, hoje Guaraciaba juntamente com o Padre Mororó ministrou umas aulas de Latim. Foi conselheiro do governo Republicano e Deputado do Congresso. Com o Vigário Colado, tinha a côngrua anual de 235$920.Recebeu do Povo ipuense a denominação de uma rua com o seu nome no Bairro do Corte.

Rua Pe. Antonio Tomaz. Nasceu na cidade de Acaraú aos 14 de setembro de 1868. Iniciou seus estudos em Sobral e concluiu o restante no Seminário de Fortaleza. Recebeu o Presbiterato a 06 de dezembro de 1891. Foi Coadjutor da cidade de Acaraú, Vigário de Traíri, Pro-Pároco de Acaraú e depois Vigário de Acaraú.
Foi consagrado Príncipe dos Poetas Cearenses. Faleceu na noite do dia 16 de abril de 1941. Foi sepultado na Igreja de Santana Acaraú em um túmulo por ele mesmo preparado sem ataúde, não sendo colocado no local nenhuma lápide, e nem uma inscrição, não quis ao menos que um epitáfio mascasse a sua mansão mortuária. Dentre os seus versos o mais famoso dentre muitos outros foi Contraste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário