sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Professor Heleno Gomes de Matos.

Casado com uma ilustre ipuense D. Beatriz Gomes residiu no Ipu por algum tempo, período que se tomou oportuno para criar em nossa cidade a Escola Normal Rural de Ipu.
Com a ajuda das autoridades locais, Professor Heleno conseguiu instalar e fazer funcionar a Escola Normal Rural de Ipu em 1942.
A escola seguiu a orientação da Escola Normal rural de Juazeiro do Norte, Escola Padrão do Ceará.
Professor Heleno como fundador e primeiro Diretor da Escola teve como professores auxiliares na fase inicial os seguintes mestres: Maria Moreira Rocha, João Barreto, e Pedro Teles. Conferiu 71 Normalistas em 10 turmas. Em 1956 foi extinta.
Professor Heleno foi um marco indelével na nossa Educação.

Dr. Souto Maior.


De Souto Maior, filho de outro solo, embora, mas dedicando toda a sua atividade a esta terra, despendendo aqui toda a energia de sua inteligência, nada conhecemos firmados pelo seu nome individual. As paginas da Gazeta, como um dos redatores que era, deram provas cabais de seu preparo.
Sabemos, entretanto, que conhece o segredo da arte de versejar, e que conseguiu, ainda aos tempos de academia, ver uma das suas produções poéticas premiada, em primeiro lugar, em um concurso de letras levado a efeito na terra dos Andradas por uma das suas revistas literárias.
Denominava-se Exilado, e nos quatorze versos desse soneto o poeta soube, com arte e inspiração, firmar os créditos de sua inteligência privilegiada.
Com muita ufania o nosso perfilado guarda o manuscrito de um trabalho de psicologia, em que faz um estudo comparativo dos sertões do Estado de Pernambuco e Ceará.







Nenhum comentário:

Postar um comentário