sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Parque do Salvino

O PARQUE DO SALVINO

Era Janeiro. Os preparativos, para Festa do Padroeiro, como ainda hoje acontecem começavam com a chegada dos PARQUES DE DIVERSÕES.
Na década de sessenta a coisa era bem a moda da época.
O parque era do Salvino composto de CANOAS, RODA MARINHO, CARROSSEL e pronto.Um pequeno serviço de amplificadoras que chamávamos de Alto-Falantes tocava e anunciava durante o funcionamento do Parque. Como sempre aquelas mensagens de músicas em gravações variadas, como exemplos temos:
Para um alguém que está nas Canoas: "BALANÇOS QUE VAI E VEM DE UM LADO BALANÇA VOCÊ! DO OUTRO BALANÇA SEU BEM!” Foi o balanço mais romântico que eu já vi.
A Roda Gigante ou “RODA MARINHO” a coisa não era diferente os casais sempre no destaque, devido o desequilíbrio da gigantesca roda, ficava uma parte bem alta e a outra mais baixa um pouco, e sempre movida pelos empurrões de fortes braços humanos.
No centro da roda um velho sanfoneiro tocando as músicas do tempo, acompanhadas por um banjo e um pandeiro.
No carrossel, era mais rápido, com assentos duplos destinados especialmente aos namorados. Devido à rapidez muitos enjoavam e até vomitavam. Lá no centro do veloz e pequeno carrossel, estava um outro sanfoneiro ou harmoniqueiro com aquela harmônica de oito baixos arrancando sons dos mais variados.
A iluminação era com lamparinas a querosene, grandes, de pavios gigantes para melhor clarear o ambiente.
A animação aumentava simultaneamente. Que tempo bom... Que não esquecemos, pois vivemos a época e por isso mesmo não temos como esquecer os fugazes momentos das lembranças do que foi bom e que não encontramos mais. Tudo isto completava o PARQUE DO SALVINO, Roda Marinho, Carrossel, Canoa, Bancas, Fotógrafos, Avenida de Iracema, Paredão e tudo mais.
Jamais esqueceremos. Uma saudade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário