sábado, 18 de setembro de 2010

Maçonaria

A Maçonaria é Anti-religiosa?
Francisco de Assis Martins
(Prof. Melo)

A Maçonaria faculta ao homem ser bom, leal, generoso, tolerante, feliz, fraterno e amigo.
Esta mesma Maçonaria conduz o homem a DEUS, não pelo temor ao castigo e nem pelo interesse de receber prêmio, mas sim pela crença.
A Maçonaria nunca manifestou a menor hostilidade a Fé Cristã e a Religião Católica, e para melhor prova ou esclarecimento basta, portanto uma verificação nos textos maçônicos oficiais e encontraremos sempre o cuidado de não atingir os fins do Catolicismo, e nem de nenhum Credo.
O Lema levado sempre a sério é a expressão de Cristo "não saiba a mão esquerda o que a direita está fazenda".
Ajudamos sempre alguém, mas fazemos no anonimato. Podemos dizer e afirmar que a Maçonaria fundamenta-se nos postulados de um princípio, sempre criador que declara a prevalência do espírito sobre a matéria.
Não admitimos nos nossos templos discussão sobre: política, religião, raças e etc.
Respeitamos sempre a opinião do próximo e sempre que podemos nos ajudamos mutuamente.
DEUS é a concepção de todos os maçons da TERRA, como ser supremo e como causa espiritual de todos nós.
A Maçonaria não é obra exclusiva de uma época, ela pertence a todas as épocas, pois encontra grandes verdades em todas elas.
Ostenta a verdade comum às religiões sempre se apoiando em dois sustentáculos: o amor a Deus e o amor ao Homem, Deus é para nós a fagulha divina e eterna.
A maçonaria é considerada por quem entende como a maior benfeitora da HUMANIDADE, onde há dor ela consola; onde há um órfão ela o ampara; onde há virtuoso, ela dele se apropria; onde há o bem, ela pratica.
Reunimos na Maçonaria varias outras constantes na sua filosofia, como: a virtude personificada cuida essencialmente de fazer o bem, dá a luz aos que querem melhor visão; guia seu povo para conquista da verdade que é Deus.
É uma universidade de sublimes ensinamentos e virtudes. Na criação da Igreja, que teve por base a moral sublime de JESUS CRISTO, a Maçonaria teve o poder de fundar a mais sã filosofia, crê em Deus e seguir todos os ensinamentos do EVANGELHO.
A caridade foi instituída por JESUS CRISTO, e a Maçonaria apoderou-se dela; e dela fez sua MESTRA.
É falso, portanto, e até mesmo asneirosa inverdade, dizer-se que a Maçonaria é ANTI-RELIGIOSA.
É um recurso indigno para tentar incompatibilizar as Instituições, sobre tudo os Católicos.
Na Maçonaria cultuamos a verdade e pratica-se o bem, com absoluta certeza ela não é ANTI-RELIGIOSA e nem ANTICRISTÃ, pois o Cristianismo é à base da Maçonaria.
Nos seus princípios básicos nega filiação aos ATEUS e que todos os candidatos ao entrar para ela, ao preencher sua proposta, são obrigados a declarar qual a sua Religião.
Os Maçons reúnem-se pacificamente para aprimorarem-se moralmente, para aperfeiçoarem o seu espírito, para fortalecerem os laços fraternais entre todos seus semelhantes.
O Maçom ampara o próximo porque está certo de que assim cumpre um imperioso dever de solidariedade humana e, quando um desvalido da sorte, não busca saber se ele é desta ou daquela Religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário