quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Exótico

Damião Pesão figura das mais exóticas da nossa Ipu. Damião era gêmeo com Cosmo.
Durante toda sua vida no Ipu, foi perambular pelas ruas durante o dia e também à noite sempre mendigando alguma coisa para sua sofrida subsistência.
Gostava de tomar uma cachaça e cantar nas altas horas da noite.
Era um homem alto de feições empalidecidas, moreno de andar lento e cabisbaixo.
Tocava violão e sua voz nas caladas da noite era ouvida em toda cidade.
Dizem, surrava sua mãe impiedosamente.Gostava de lugares lúgubres como o Cemitério e outros recantos sombrios que se prestavam para práticas sexuais com o próprio corpo.
Nas suas andanças conduzia sempre uma cadela por nome “sereia”, que lhe acompanhava como aquele verdadeiramente cão fiel, em todas as suas andanças.
Toda vez que Damião era indagado por qualquer coisa respondia “somos
nós”.
Certa vez uma pessoa disse: Damião você é corno. E não foi outra a resposta, -SOMOS NÓS, o indagado não gostou e mandou dá-lo uma grande surra.
A sua morte aconteceu quanto o mesmo estava tomando umas vacinas contra Raiva, quando foi mordido por um Cão.Mesmo sabendo que deveria ficar de abstinência alcoólica tomou a sua “cachacinha” e não deu outra, Damião passou mal e em conseqüência veio falecer.

Ainda foi levado em uma carroça para o Posto de Saúde já chegando à presença do médico, morto.
Hoje o seu túmulo é por demais freqüentado no Cemitério local, pois lá existe uma parte reservada somente para ser colocado as peças que representam as curas milagrosas alcançadas pela alma de Damião.




Nenhum comentário:

Postar um comentário