sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Curiosidade IPU

O primeiro Telefone instalado e funcionando plenamente em Ipu foi na residência do Padre Moraes em 1964. 77

A 1ª Cadeia Pública de Ipu foi inaugurada em 1878, servindo até os nossos dias como sede do Governo Municipal.

O primeiro Cemitério de Ipu data de 1730. O local era onde hoje funciona a Escola de Ensino Médio Deputado Murilo Rocha Aguiar, e mudou-se em 1895 para o atual local.(Acervo de João Anastácio Marins – Ipu-CE).


A 1ª Loja de Eletrodomésticos de Ipu foi a “A LOURENÇO MARTINS”, - ALOMAR de propriedade do Sr. Antonio Carvalho Martins.

O primeiro Televisor que funcionou em Ipu foi do Sr. Antonio Carvalho Martins em 1967.

O 1° abastecimento de água de Ipu, aconteceu no ano de 1956, na gestão do Prefeito Abdias Martins.

O Lions Clube de Ipu foi fundado na sua vez primeira no dia 1° de maio de 1977. A solenidade aconteceu nas Galerias do Patronato Sousa Carvalho, foi padrinho do Clube do Ipu, o Lions de Crateús. A comissão fundadora e organizadora no Ipu foi composta das seguintes pessoas: Dr. Milton Pereira, Dr. Célio Marrocos Aragão, Prof. Francisco Melo e Antonio Joaquim do Amaral Farias.

A primeira mulher eleita vereadora de Ipu, foi a Profª.Maria da Conceição Viana, de 1973 a 1976.

D. Maria Antonieta Rocha Aguiar, foi a primeira mulher eleita Prefeita de Ipu, para o período de 1973 a 1976.

O segundo Tamarineiro plantado no lugar do 1°, aconteceu no dia 26 de agosto de 1988.

O Açude “Bonito” foi um serviço de emergência. Começou no dia 1° de março de 1920 e terminou em fins de 1921. É administrado pelo DNOCS.

Entre as grandes festas realizadas em Ipu, destacamos uma realizada em 20 de setembro de 1931, quando da inauguração da Energia Hidráulica vindo do pé da serra, assim como os trabalhos de prolongamento da Estrada de Ferro de Sobral a Ipu, em 10 de outubro de 1894. Outras grandes festas também aconteceram, como a inauguração do Jardim de Iracema, em 07 de setembro de 1927, a inauguração do Grêmio Recativo Ipuense, as comemorações da Emancipação Política, acontecida em 1° de julho de 1886. A chegada das primeiras Irmãs de Caridade no Patronato e a sua inauguração se deu em 23 de setembro de 1951.

Açude “Bergdoff” foi construído no ano de 1888 um serviço de emergência na seca que ficou conhecida como “Seca dos Três Oito”. Sua construção foi na época do Império e recebeu o nome de “Bergdoff” por ser seu construtor um Russo com este nome.

A cidade da Zona Norte do Estado do Ceará que primeiro instalou fundição de cobre e ferro foi Ipu. O artista Mirandolino Farias foi seu primeiro proprietário seguido-se de Raimundo de Castro e depois Valdemar Ferreira de Carvalho.

O Clube Artista Ipuense, sociedade dançante e recreativa, fundada em 20 de junho de 1918 com o nome de Centro Artístico Ipuense (Estatuto, impresso na Tipografia “O Campo” em 1921 – Ipu-CE.) por artistas da terra que não tinham acesso ao Grêmio considerado na época sociedade de 1ª classe (que coisa!), resolveram fundar o Clube Artista, como sociedade pertencente aos artistas da cidade, para alguns de 2ª classe. Hoje já não existe mais, foi vendido.

A 1ª Agremiação Dramática instalada em Ipu foi denominada de “Sociedade Dramática Ipuense”, que teve como fundadores Thomaz de Aquino Corrêa, Félix Cândido de Sousa Carvalho e Melo Andrade, em 1883.

A 1ª Biblioteca de Ipu foi o “Gabinete de Leitura”, fundado em 1886. Seus fundadores Pe. João José de Castro, Major Antonio Francisco de Paula Quixadá, Francisco Ximenes Aragão e José Cândido de Sousa Carvalho e Thomaz de Aquino Corrêa.

O Fórum de Ipu, que leva o nome do Ipuense Francisco Pereira Pontes, foi inaugurado em 1978, em primeiro de maio de 1998 o edifício recebeu o nome do Dr. Antonio Carlos de Martins Mello.

A Estação Ferroviária de Ipu foi inaugurada em 10 de outubro de 1894. Uma caixa de bronze que se encontrava localizada na sua sala principal com objetos da época e que deveria ser aberta no seu centenário em 1994, foi retirada por vândalos.

A Avenida de Iracema foi construída e inaugurada em 07 de setembro de 1927.

A Igrejinha de Ipu de Nossa Senhora do Desterro ficou pronta para os ofícios sagrados em 1765.

A 1° de Janeiro de 1990, houve em Ipu, por volta das 18:30h., uma chuva de granizo. Choveu gelo. Foi um corre-corre dos mais expressivos.

A Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal visitou Ipu no dia 08 de novembro de 1953 de 10 às 18:00h.

A Energia Hidráulica de Ipu, vindo das águas das serranias da Ibiapaba, foi inaugurada em 20 de setembro de 1931. O motor gerador era de fabricação Alemã chamado de “Bataclan”.

O prolongamento da Estrada de Ferro de Sobral a Crateús aconteceu nos anos de 1908 a 1912.

Instalado em Ipu o C.D.L., Clube de Diretores Lojistas, no dia 21 de agosto de 1997. As solenidades aconteceram na sua sede à Rua Cel. José Liberalino, na Galeria Sagrado Coração de Jesus.

A Teleceará de Ipu, hoje Telemar foi instalada no governo do Cel. César Cals de Oliveira em 1972.

Um comentário:

  1. Boa tarde!
    O que foi feito do primeiro tamarineiro que havia no quadro da igrejinha de Ipu?
    Grata.

    ResponderExcluir