quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Comenda

REALÇÃO DOS AGRACIADOS COM A COMENDA DA CÂMARA MUNICIPAL DE IPU
NO DIA 23 DE AGOSTO DE 2002

Maria da Conceição Guilherme Martins
(Educadora)
Maria Antonieta Rocha Aguiar.
Ex Prefeita
José Carlos Sobrinho
(Empresário)
Dr. Eduardo Pinheiro Beserra
Médico
Maria Valdereis Soares de Paiva (Em Memória)
(Musicista)
Antonio Ferreira da Silva (Tácito)
(Político)
João Tomás Lourenço Martins

Maria da Conceição Viana
(Professora)
Maestro Raimundo Nonato do Vale (Em Memória)
(Músico).


RAIMUNDO NONATO DO VALE

Nasceu no Sítio Olho D’agüinha, no município de Ipu, aos 12 de maio de 1895, mudando-se em 1898 para o sítio Salgado onde passou toda sua infância e adolescência.
Filho de: Antonio Pedro do Vale e Maria Eugenia Pontes do Vale.
Aprendeu as primeiras letras com o Mestre Binga, depois na Escolinha do Chico Frutuoso. Seus principais colegas foram: João de Araújo, Zeca Soares, Luiz Jácome Filho, José Bezerra de Menezes, Raimundo Felício, e Luiz Saldanha. Começou a sua vida musical com Luiz Saldanha, músico da Euterpe Ipuense que lhe ensinou o ABC Musical. Tão logo aprendeu as primeiras noções de música resolveu abandonar a vida do campo. Exerceu varias profissões, como: alfaiate, barbeiro, músico e fotógrafo. Fundou em Fortaleza o Foto Ideal onde trabalhou até aposentar-se.
Foi goleiro do time de futebol no Ipu por nome TUPAN.
Casou-se em 1915 com Maria do Livramento dos Santos de onde nasceram os filhos: Francisco, Afonso, João, Gilberto, Paulo Vale, Nair e Marisa Vale, Maria Olímpia e Eugenia Vale.
Foi dirigente da Banda de Musica do Ipu e tocava clarinete. Compôs várias peças musicais dentre elas: Tupan, em homenagem ao time de futebol em que foi goleiro, a valsa 26 de novembro, dedicada ao seu pai, 1º de julho dedicado a sua mãe, Nair vale a sua filha, Gilka Araújo, Miss Grêmio Ipuense. Odete Araújo, entre outras e os dobrados: Fransquinho Vale, Afonso Vale, João Vale e muitas marchinhas.
Em Fortaleza participou de vários grupos musicais e orquestras sob a regência do Maestro Mozart Brandão.Na sua residência fundaram a Sociedade Musical Henrique Jorge. Participou da orquestra como: clarinetista, claronista e oboista.
Foi um ipuense que muito ilustrou a sua terra natal Ipu.
Faleceu no dia 08 de outubro de 1995 com 100 anos, 04 meses e 24 dias.
Os seus restos mortais se encontram sepultados no cemitério, “Parque da Paz” em Fortaleza, que aconteceu em 09 de outubro de 1995.

Maria da Conceição Viana

Nasceu em Ipu no dia 08 de dezembro.
Professora Diplomada, com larga experiência nas suas atividades profissionais, lecionava história matéria que domina com maestria.
Foi vice-diretora da Escola de Ensino fundamental e Médio auton Aragão.
Desenvolveu as suas atividades docentes nas seguintes escolas de Ipu: No Abílio Martins, Delmiro Gouveia, Auton Aragão e Colégio Ipuense.
Foi a primeira mulher eleita vereadora de Ipu, para o exercício Legislativo de 1973 a 1976. Com uma votação expressiva na época de 182 votos. Como vereadora trabalhou sempre ao lado da Prefeita, D. Maria Antonieta Rocha Aguiar, onde inseriu vários projetos relacionados com a Educação e Saneamento. Foi autora do projeto que deu o título de cidadão ipuense ao Prof. Moacir Alves Timbó, professor que muito contribuiu para formação da juventude ipuense. Foi durante o seu período Legislativo 1ª Secretaria da Câmara.
Conceição foi fundadora da Escola de Frevo, CUSTEMU X XEGUEMU, Bloco Carnavalesco que levou para avenida iluminada muita cultura através dos seus participantes.
Fundou o Grupo Teatral TRÊS MARIAS. Fundadora da Biblioteca Francelina Araújo que funciona na Escola Auton Aragão.
Conceição recebe hoje a homenagem da Câmara Municipal de Ipu, pelos seus méritos que não só o engrandecem como também a nossa cidade, o Ipu.

Maria da Conceição Guilherme Martins

Nascida em Ipu, filha de Gerardo Joca Peres e Teresa Guilherme Peres, é professora por vocação e convicção.
Cursou o seu ensino Fundamental e Médio em Ipu-Ce.
Na sua formação é Mestra em Filosofia da Educação e em Gestão e Modernização Pública pela Universidade Vale do Acaraú-Uva e Universidade Internacional de Lisboa-UIL. Graduada em Pedagogia na Universidade Vale do Acaraú em Sobral-CE.Bacharelado em Filosofia na Faculdade de Filosofia de São Paulo.

Tem uma participação ativa em eventos de Formação e Experiência Profissional em Seminários, Encontros e Palestras Internacionais, Congressos e Representações no Brasil e no Exterior.
Participação em vários cursos que envolvem a Educação.
Os seus trabalhos têm uma dinâmica toda voltada para Educação e muito especialmente para o nosso Estado.
Homenageada com muitas e muitas comendas como reconhecimento do seu trabalho em favor da Educação.
Aqui no Ipu, foi coordenadora do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, Diretora da Escola de 1º Grau Nível “A” José Lourenço.
Secretaria de Educação Cultura, Deporto e Lazer.
Atualmente é Diretora do Crede 5 em Tianguá.

José Carlos Sobrinho

Na manhã de uma sábado distante, o menino vendera as achas de lenha pelas casas de família de Ipu, e ia amarrar o jegue na cerca da rua dos Canudos para comprar as encomendas da fazenda. A maria-fumaça surgiu urrando por sobres a “ponte seca”, depois de abastecer-se na caixa d’água, lançou uma fumaça branca de sua descarga de vapor.O jumento desembestou com o cavaleiro a bordo e só parou no Bonito: nenhum dos dois jamais tinha visto coisa igual na vida. Hoje o menino dirige grandes empresas de linhas no Brasil, VIPU, HALEY E VITRAL.
O empresário José Carlos começou com um velho caminhão, que ele mesmo consertava debaixo de uma mungubeira no Quadro da Igrejinha aqui no Ipu.Ele era motorista e ajudante de si mesmo, mecânico, tudo.
Em criança, sonhava um dia ter um Ford igual ao “Asa Branca” do “Seu” Italiano. Levou muito “pau-de-arara” para surgente Brasília, fazendo até 48 viagens, metade pra lá metade pra cá. Surgira a Auto Viação Ipu-Brasilia Ltda., seguida do Expresso Ipu Brasília S.A. e, depois VIPU, todas com viagens para a Região Centro Oeste do Brasil.
Por fim as empresas Haley em Aracaju e Vitral na Bahia, linhas que circulam urbanamente.

Zezé nasceu no dia 25 de fevereiro de 1934, na Fazenda Munguba ou areias, no Bonito.
Casado em primeiras núpcias com Noemi Abreu Carlos, onde nasceram os filhos Marcelo Carlos atual Prefeito de Ipu (licenciado) Marcos Vinicius e Petrônio, ambos empresários.
Atualmente casado em segunda núpcias, com Antonia Bezerra Lima, Prefeita em exercício de Ipu. Desta união nasceu Diego.

José Carlos entrou na militância política por pura vocação. Um sonho que sempre alimentou na sua vida era poder servir a sua terra, dar nome a ela, lutar pelos seus interesses, pelo seu progresso pelo seu desenvolvimento enfim ver um Ipu grande forte e amigo.
Foi Prefeito de Ipu. E grande foi a sua administração frente ao Governo Municipal, deu uma roupagem nova a cidade e administrou com dignidade e respeito para o Povo de seu Torrão Natal. As suas obras deixaram raízes que ainda hoje perduram em todo município.
Fez o seu sucessor e no pleito seguinte elegeu seu filho Marcelo Prefeito da Terra de Iracema.
Zezé como todos conhecemos é o líder maior que conhecemos nestes últimos vinte anos, não esquecendo o valor liderança de Dr. Rocha Aguiar.
Enfim Zezé hoje ó o ícone da nossa política partidária e administrativa.

Dr. Eduardo Pinheiro Beserra

Nasceu em Jaguaribara.
Iniciou os seus estudos na cidade de Quixadá, onde concluiu o Ensino Fundamental e Médio.
Fez o seu Curso Médico na Universidade Feral do Ceará, UFC-Fortaleza CE. No período de 1971/1977. o seu diploma é de número, 17.850

Dentro de suas atividades médicas, Dr. Eduardo possui os mais modernos e atualizados cursos de especialização no vasto campo da Medicina.
Nos seus estágios passou por vários Hospitais e Maternidades dentre eles: O Instituo José Frota, Hospital Dr. César Cals, Hospital Luiza Távora e outros tantos.
Tem curso de especialização em Cirurgia Geral, em Ginecologia Obstetrícia,
em Medicina de Urgência, Curso Básico de Ultra-sonografia em Ginecologia e Obstétrica, Ultra-sonografia Transvaginal,Ultra-sonografia Mamária, e Ultra-sonografia Abdominal.

Atualmente exerce a função de Diretor do Hospital Mons. Francisco de Moraes e é Médico do IPEC/Secretaria de Saúde de Fortaleza.

João Tomás Lourenço Martins
Numa manhã de 10 de abril, nasce em Ipu João Tomás, filho de Antonio Carvalho Martins e Maria Auri Lourenço Martins.
Deu os seus primeiros passos ladeados pelos visinhos, Sr. Alberto Aragão, Seu Janjão e Dr. Evangelista. O pequeno menino era chamado de Tontinho e até hoje assim o conhecemos.

Marcou a sua infância no Quando da Igrejinha. Estão gravadas em sua memória as brincadeiras, sob a cumplicidade da lua, jogos de futebol, sob as frondosas copas dos tamarindeiros, dos banhos de chuva com direito a construção de açude, dos banhos no Gangão, os flertes os namoros, as voltas no Jardim de Iracema, e marcando presença nas tertúlias nas casas de família.

Seus primeiros estudos foram no Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, depois no Seminário da Floresta em Fortaleza, voltou a Ipu e retorna ao antigo Ginásio Ipuense para concluir o seu antio Curso Ginasial. Naquele ano, sua turma funda, sob a orientação do Prof. Francisco Melo, o periódico “Cultura Estudantil”.
De volta a Fortaleza, Matricula-se na Escola Técnica Federal do Ceará onde concluiu o Curso Técnico em Edificações.
Tornou-se Bacharel e licenciado em Sociologia pela Universidade de Fortaleza-Unifor.
Em 1996 ingressa na Universidade Estadual do Ceará –Uece, concluindo o curso de bacharelado em Administração de Empresas e Extensão em Administração Pública.
Como sindicalista participo de inúmeros eventos no sul do país, integrando a comitiva no Congresso Latino-americano de Trabalhadores realizado em 1987 em Buenos Aires.

João Tomás exerce hoje o cargo de Analista de Custos e Orçamento da Telemar, é ainda instrutor do Programa CQT-Gerencia de Qualidade total-consultor do modulo Project Sistem do Sistema Empresarial de propriedade alemã SAP.
Como leva a vida: Pai de família casado com Geísa a primeira neta do Sr. José Jovita e da Dona Maroquinha, filha de Evani e Raimundo Tabajara. Do enlace nasceram: Igor, Talita e Ian.

Leva uma vida fazendo aquilo que gosta de uma maneira simples. Trabalhando. Amando profundamente a família. Torcendo pelo Botafogo. Falando para os amigos das coisas do Ipu, mormente aqueles de caráter jocoso que seu pai costumava contar, e agradecendo a Deus por lhe ter dado a graça de ter nascido no Ipu do seu coração.

MARIA VALDEREZ SOARES D PAIVA,

Nasceu em Ipu no dia 03 de novembro de 1922, em plena Semana de Arte Moderna realizando-se no Rio de Janeiro.

Filha de: Gonçalo Soares de Oliveira e Terezinha Soares de Paiva.

Iniciou seus estudos no Instituto São Luiz em Ipu, onde concluiu o seu antigo Curso Primário. Cursou na Escola Normal Rural de Ipu, o Curso Complementar que correspondia ao antigo Ginasial, hoje Curso de Ensino Fundamental.

Fez estudos no Patronato Sousa Carvalho cursando o Normal Pedagógico

Fez o curso da CADES em Fortaleza, com especialização em música, matéria que lecionou por muitos anos no Patronato Sousa Carvalho e Colégio Ipuense, ministrou ainda as disciplinas de: Desenho, Educação Artística e Canto Orfeônico.

Foi promotora de vários eventos Culturais Artísticos e Literários em parceria com a professora Valdemira Coelho.

Na sua residência na rua Cel.Pedro Aragão antiga Rua da Goela criou e lecionou numa Escola de Música para Acordeom, Harmônio, Bandolim, Solfejos e Teorias Musicais.

Criou com alguns ipuenses uma trupe teatral que Chamou de Ernestina Magalhães, onde participou como Atriz das mais capacitadas.

Criou ainda, uma Escola de Pintura, que muito contribuiu para o aprendizado de nossa juventude, deixando vários de seus alunos aptos para desenvolverem as Artes Plásticas.

Desenvolveu ainda uma outra atividade, ensinando a Arte Culinária.

Criou o “Coral Santa Cecília”, formado por homens e mulheres; o “Conjunto Santa Cecília” que se apresentavam nas festividades da cidade principalmente nas solenidades da Igreja, não deixando de atender as festas de Casamento, Aniversários e Coroações de Nossa Senhora.

O conjunto “Santa Cecília” era formado por uma Sanfona Executada pela própria Valderez, Violão, Bandolim, Voz e Percussão.

Compositora dos Hinos do Centenário da Cidade de Ipu em 1985 e do Jubileu de Prata do Patronato Sousa Carvalho e muitos outros Cânticos Sacros.

Foi da Pia União das Filhas de Maria e da Cruzadinha Infantil.

No dia Universal da Música – Dia de Santa Cecília, padroeira da música promovia várias solenidades como: Missas, Shows Artísticas Serenatas e outros mais.

Participava da Procissão de Passos como Verônica, percorrendo toda via-sacra.

Valderez era Maestrina, tocava com perfeição o Acordeom, Harmônio, Teclado Eletrônico, Bandolim, Violino e Escaleta.

Recebeu na cidade varias comendas pelos seus méritos que se distinguem com muita intensidade em todos ramos das artes.

Hoje a cidade de Ipu num reconhecimento inconteste homenageia Valderez Soares com o nome da primeira Casa de Cultura que leva o seu nome.


Ipu, 10 de abril de 2003.
Francisco de Assis Martins
(Prof. Melo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário