segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Chico Pinto

Francisco Pinto de Oliveira

Filho de Pedro Raimundo de Oliveira e Maria das Virgens de Oliveira. Nasceu no dia 23 de março de 1932 em Pires Ferreira, onde fora distrito de Ipu-Ceará. Casado com dona Luiza Helena Moraes Pinto no dia 10 de maio de l957. Tiveram os seguintes filhos: Francisco Pinto de Oliveira Filho (Wanderley), Maria Gorête, Carlos Alberto, Jorge Tadeu, Pedro Raimundo de Oliveira Neto.
Concluiu o 1º grau no Instituto Santa Inês (Pires Ferreira) e tem como profissão o comércio e a agricultura. Veio de uma prole de 09 irmãos e, seu pai, foi vereador na administração do Sr. Abdoral Timbó. Foi nomeado Sub-Prefeito do Distrito de Pires Ferreira na época da administração do Sr. Francisco Martins de Pinho, Interventor Municipal de então.
Foi vereador por três vezes nas administrações: em 1954 – prefeito Abdias Martins; 1958 – Zeferino de Castro e em 1970 – Antonio Ximenes. Foi presidente da Câmara Municipal de Ipu em 1971.
Foi eleito, por três vezes vice-prefeito de Ipu, sendo que nas referidas eleições o voto para prefeito era independente para o vice.
Conhece a história política de Ipu e de Pires Ferreira como a palma de sua mão, causando profunda admiração para os que lhe escutam as suas narrativas. Percebe-se claramente que em suas veias corre o sangue de quem realmente ama a política. Quem no Ipu não ouviu falar num tal Chico Pinto do Pires Ferreira?


5 comentários:

  1. Chico Pinto,homem de garra, sua vida é reflexo para todos de sua familia pela pessoa integra e honesta que é.Tenho orgulho de pertencer a tão honrada familia do seu Francisco Pinto De oliveira.
    Obrigada professor Francisco Melo pela homenagem que fez ao meu avô.

    ResponderExcluir
  2. Chico Pinto eu vivi a sua época. Sou do tempo da velha amplificadora que era montada no alto do predio que hoje é seu comércio, sou do tempo em que você brincava de ipinotizar nois meninos e acabava ipinotizado o Zé do Pio que acreditava.Tempos maravilhosos que não voltam mais.Meu caro, eu faria qualquer coisa pra viver tudo aquilo outra vez. Falar da minha infancia é falar de vocês os Pintos, que representam muito bem este lugar tão amado por todos nois que tivemos o privilegio de ter nascido aíem PIRES FERREIRA ! eu sou o ZE PACHICO. Um abração pra você.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Zé Pachico , aproveitando o blog do professor Fco Melo , meu email jorge.tmp@live.com abraço

    ResponderExcluir
  5. Jorge Pinto de Pires Ferreira , abraço Zé Pachico

    ResponderExcluir