domingo, 15 de agosto de 2010

Um Fenomeno

UM FENOMENO
Desta vez não ficou envolto nos lençóis do esquecimento o dia do “fenomenamento”do fenômeno colosso de Ipu, rival do Pico da Bandeira,o ponto mais alto das cordilheiras do Brasil, o dia natalício do SR. Antônio Carvalho Martins, transcorrido no dia 6 do corrente.
E’ o homem mais alto do Ipu, mais alto do que ele só a torre daq Igreja Matriz e é porque está sita numa das elevações da cidade. Sua voz de amplificadora humana, seu basto bigode, horas, amarelado devido á nicotina do cigarrão de fumo picado, horas, preto, tingido a lápis, em cima uma boca de palmo e meio que, como o canguru, na defesa de seus filhotes, podem ele esconder o Ipu em semelhante circustancia devido seu tamanho e aspecto ciclópico, recebeu o nome de “ GOLIAS”.
Bole com todos. Inferna um aqui; outro ali; desespera um outro acolá; mais alem intima com os próprios colegas de emprego e assim leva a vida de “DIABO DO IPU”. Mas, apesar de todas demoniações,brincadeiras e piadas, é,uma das pessoas mais bem relacionadas do Ipu.Goza da simpatia de todos, graças ao seu sadio humorismo.
Já era noite. A cidade, ainda não dormia. As praças estavam movimentadas. Ás trevas dissipadas pela luz elétrica. Os amigos se entrevistaram. De súbito, pela amplificadora paroquial, ouve-se a divulgação do aniversário do digno conceituado, esforçado e dinâmico Diretor Administrativo desta folha e autor de “BOLA FÔRA” e “FULUTRICA”.
Sem detença, um seleto grupo de amigos se dirigiu á residência do aniversariante, levando-lhe as sinceras felicitações, dadas e recebidas na maior intimidade, pois o nosso “fenômeno” estava escondido dentro de uma caixa de fósforos, para assim, fugir ao protocolo social e ficar mergulhado na sua simplicidade e absorto em Deus.
Debalde, enquanto a amplificadora paroquial, em programa especial, dedica lindas páginas musicais ao homenageado, ex-tentativas também á senhorita Maria Vasconcelos, entram, de chofre, os seus amigos ao ouvirem o eslampido do “Gigante”:“PODE EMBURACAR”.
Um pouco surpreendido recebeu os parabéns dos visitantes que já traziam sanfona e bebidas tiradas na conta do aniversariante. Neste clima de confiança, intimidade e simplicidade foi festejado o dia natal do SR. Antônio Carvalho Martins.

Ipu em Jornal 1960

Nenhum comentário:

Postar um comentário