domingo, 8 de agosto de 2010


Ten. João Alberto o segundo da esquerda.

Era 13 de janeiro de 1926 invade a cidade 100 homens da Coluna Prestes que estava vindo do Piauí e que por aqui passaram.
A primeira coisa que chamou a atenção dos “Revoltosos” foi a Bandeira Vermelha hasteada no cimo da Igrejinha, a cor do Santo Padroeiro, os homens da Coluna Prestes tiveram a impressão que aqui no Ipu estava em guerra. Foram a Estação Ferroviária desligarão os fios do Telégrafo e passaram a monopolizar a cidade.
Conseguiram dinheiro do Agente do Banco do Brasil e outras ajudas do Prefeito Municipal. Esta Coluna era comandada pelo Ten. João Alberto Leal Pires, Irmão do Dr. Apolônio de Perga Bandeira Barros, que é sepultado no cemitério de Ipu. Uma BOMBA DINAMITE deveria ser enterrada no Alto do Cemitério e explodida se necessário fosse e a sua explosão traria conseqüências gravíssimas para Cidade.
Não aconteceu, porque ao tomar conhecimento que Dr. Apolônio seu irmão estava ali enterrado, Pedro Alberto que era o comandante maior da Coluna mandou que fosse suspensos todo trabalho de enterramento e conseqüentemente a detonação da Bomba.
(Fonte livro do Antonio Marrocos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário