quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Biografia do Padre João José de Castro.

Padre João José de Castro

O Padre João José de Castro nasceu em Sobral a 27 de janeiro de 1847. Foi ordenado por D. Luiz Antonio dos Santos em Fortaleza no dia 30 de novembro de 1872.
Depois de ter sido coadjutor da Paróquia de Santa Quitéria e de Sobral foi provisionado Pároco de Ipu, tendo tomado posse a 13 de novembro de 1881. Passou 12 anos dirigindo a Paróquia de Ipu, isto é, 12 anos, 05 meses e 02 dias. Faleceu no dia 11 de junho de 1893. Os seus restos mortais encontram-se sepultados na Igrejinha de Ipu, antiga Matriz de São Sebastião, lado norte do altar-mor, com as seguintes inscrições: “Aqui jaz os restos Mortais do Padre João José de Castro ex-vigário de Ipu”. (Ipu 11 de junho de 1893.).
A primeira Capela construída pelo Padre João José de Castro foi a Capela de Ipueirinha que tinha como Padroeiro São José no ano de 1892. O terreno foi doado por Doroteu e sua mulher Canuta, sendo celebrada a 1ª missa no ano de 1892, mas a Festa do Padroeiro foi celebrada somente em março de 1883. No paroquiato do Mons. Gonçalo de Oliveira Lima foi trocado de Padroeiro ficando acertado com a diocese que a Padroeira seria certa Santa Luzia. Logo que chegou a Ipu o Pe. João de Castro tratou logo de fazer uma reforma na Igrejinha que se encontrava necessitando de tais reformas como Pintura e outras restaurações.
Pautado numa fé incontida o Pe. Castro construiu o Santo Cruzeiro em 1888 que ainda hoje se encontra ficado defronte a nossa Igrejinha como símbolo de nossa Fé e religiosidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário