domingo, 29 de agosto de 2010

Biografia de Padre Aureliano Mota

Padre Aureliano Mota

Terceiro Vigário da Paróquia de Ipu.
Nasceu na cidade de pedra Branca em 1° de abril de 1885. Ordenado em Roma a 18 de outubro de 1907, quando se doutorou em Direito Canônico na Universidade Gregoriana.
Depois que chegou ao Ceará exerceu as funções de coadjutor em Sobral e logo depois foi provisionado Pároco de Ipu, tomando posse na freguesia no dia 23 de setembro de 1911. De imediato procurou melhorar as condições que se encontrava a Igreja Matriz de São Sebastião. Intensificou com muitas pompas as Celebrações Religiosas do Padroeiro da cidade São Sebastião, realizando palestras para todos fieis, com muitos fogos, Banda de Música. Pe. Aureliano era um grande Orador.
Fundou algumas associações religiosas e instituiu a procissão de Passos no ano de 1914.
Pe. Aureliano mandou esculpir a Imagem do Bom Jesus que ainda hoje existe por um Francês que se encontrava radicado aqui em Ipu, o Dr. Leonardo Martins mais conhecido por Leo Martins para servir a Procissão do Bom Jesus dos Passos que ele mesmo criara.
Sentiu a necessidade de uma nova Igreja e assim lançou a Pedra Fundamental da Nova Igreja Matriz de Ipu, sendo concluída somente após 26 anos de trabalhos construtivos. A Planta foi do Arquiteto Ipuense Arquimedes Memória, que não ficou satisfeito com as modificações feitas sem obedecer a Planta original, contudo aí está a nossa Matriz Elegante e Bonita.
Dirigiu a Paróquia de Ipu até o dia 03 de março de 1916, quando se transferiu para cidade de Quixeramobim tomando posse a 05 de março de 1916. Depois se transferiu para Fortaleza em 27 de dezembro de 1933 e foi Pároco de Igreja de Nossa Senhora do Carmo, cargo em que faleceu no dia 12 de setembro de 1941. Foi Cônego da Sé Arquiepiscopal da Bahia, Vice Presidente da União do Clero. Era irmão do Dr. Leonardo Mota que veio para Ipu acompanhando o irmão e que se casou com D. Luisinha Araújo.
A Prefeitura Municipal de Ipu, quando governada por Joaquim de Oliveira Lima foi imortalizado com um nome de uma Rua no Centro de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário