quinta-feira, 8 de julho de 2010

Variedades..................Cont

Das Bancas na Noite de Natal
As Noites de Natal até os anos sessenta (60) tinham a sua movimentação maior no Mercado Público, as calçadas do mercado em apreço eram transformadas em passeios, um vai e vem de muitas pessoas que se divertiam. As lojas quase todas eram abertas, muitas bancas que vendiam muitos brinquedos, ficavam ao pé da calçada. Muitos apitos, balões de borracha faziam a alegria da garotada que esperavam o Papai Noel colocar o seu ou os seus presentes debaixo da rede ou da cama.

As Lapinhas também eram motivos de visitação, principalmente a do Pe. Francisco José de Aragão e Silva (ambos de saudosa memória) e do Raimundo Lapinha.
Por outro lado funcionava a gastronomia. Uma fileira de mesas entre o mercado e as casas comerciais na Rua Major Liberalino podíamos degustar Peru do Natal preparado no capricho para todos que apreciassem a boa comida.
*************************************************************************************
Cinema e Bar Trianon.
Papai lembrava muito dos cinemas que existiam na cidade, inicialmente foi o Cine Trianon, de propriedade dos Irmãos Fonteles (Os Prontinhos) era o Riomar, Jaime e Milton Fonteles que funcionara por algum tempo na Rua da Goela onde funcionou por muito tempo em total atividade educacional a Escola Ternurinha. A película era muda e muitas partes eram explicadas pelos proprietários. Os Filmes mais comuns eram “O Gordo e O Magro” “A Paixão de Cristo” e algumas outras fitas eram de “Cawboys”. Todos freqüentavam e viviam os grandes momentos das histórias exibidas. Depois se transferiu para Rua Pe. Corrêa onde hoje é a Panificadora “Sete Estrelas”, continuando por muito tempo com o mesmo ritmo de filmes.

Os Irmãos Fonteles possuíam ainda o Bar Trianon. Bar muito Chique vendia todos os produtos inerentes ao funcionamento de um Bar. Papai lembra que o balcão era em forma de U bem grande com assentos altos e com acolchoados que ficava bem macio e aconchegante para clientela. Era localizado onde hoje é uma das Casas Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário