domingo, 4 de julho de 2010

Valdemar Ferreira de Carvalho.

Valdemar Ferreira de Carvalho. Nasceu no Ipu. Começou sua vida trabalhando com flandagem, fabricando lamparinas e soldando muitos utensílios, o que muito orgulha a sua família. Progrediu e mais tarde se tornou proprietário de uma oficina de fundição onde fabricava: Alambiques, Tachos e Caldeiras para moagens, engenhos para fabricação de aguardente e rapadura, fabricavam ainda tubos para depósitos de gêneros como milho e feijão tão comuns naqueles tempos. As chapas de ferro para os antigos fogões a lenha era uma constante na sua oficina. Seu Valdemar era agropecuarista. Criava muito gado nas suas fazendas nas localidades de Casinha Município de Ipueiras e Caiçara no Município de Hidrolândia. Na serra nos seus três sítios fabricava rapadura e zelava com muito carinho as suas plantações nas mais variadas fruteiras. Foi o primeiro proprietário a construir uma Piscina Natural em uma de suas propriedades, no Sítio São João. Casado com D. Altair Bezerra de Carvalho com quem teve 16 filhos sendo dois prematuros e mais dois em memória. Sócio efetivo e grande benemérito da Sociedade de Proteção a Maternidade e a Infância de Ipu. Pertencia aos quadros sociais do Grêmio Ipuense e da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB. Faleceu vitimado por um ataque cardíaco no dia 16 de dezembro de 1989, aos 69 anos de idade.
Iniciou sua vida trabalhando como torneiro mecânico na oficina de José Leopoldo. À noite juntamente com a esposa Altair fabricava produtos de flandagem.
Em 1952-1954, não se conformando com os poucos ganhos resolveu ir para o Rio de Janeiro. Ao chagar em Fortaleza foi interceptado por alguns de seus amigos dizendo que ele não fosse, pois forneceriam matérias para que começasse a sua produção individual como: Tubos e outros similares. Veio embora e tudo deu certo.
Em breve arrendou a fundição do Sr.Raimundo de Castro, daí então começou a trabalhar por conta própria.
Passou a confeccionar engenhos que foram vendidos em número de 05 para J. de Oliveira Lima & Cia. foi a sua primeira produção depois de proprietário.
Em 1964 criou a sua própria oficina que ainda hoje existe, fica situado na Praça Major Quixadá a Rua Major Antonio do Vale.
Todos os equipamentos foram adquiridos para o bom funcionamento da oficina, sendo todos financiados pelo Banco do Brasil.
Foi o primeiro proprietário da Máquina de solda elétrica da cidade e que deu uma evolução gigantesca aos serviços da fundição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário