quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rua Manoel do Céu

Rua Manoel do Céu.
Nasceu no dia 10 de janeiro de 1875 e faleceu em 19 de outubro de 1952 com 77 anos.
Natural de Pereiros na Zona Jaguaribana, vindo para o Ipu em 1903, após retornar do Amazonas á bordo de um navio que ancorou no Porto de Camocim, fixando residência na Rua Pe. Feitosa, onde hoje residem os seus descendentes.
Contraiu núpcias duas vezes. A sua prole nos dois casamentos foram de 22 filhos.
Os seus trabalhos foram na Secretaria do Patrimônio de São Sebastião de Ipu, foi professor de primeiras letras, lecionava na cidade e na Zona Rural do Município. Homem de grande valor espiritual era conhecido como “Mestre Manoel do Céu”. Destacou-se como secretario da Câmara Municipal, na administração do Prefeito Cel. José Raimundo de Aragão, que escolheu como seu secretario pela grande fluência que tinha para escrever. Tocava violão, e contava muitas piadas engraçadas.
Foi por 40 anos Sacristão da Paróquia de Ipu. Quando da chegada dos Revoltosos no Ipu existe uma passagem muito interessante que passaremos a contar: “dois soldados da coluna Prestes ao adentrarem a cidade foram direto para Igreja que estava deserta somente o sacristão e o padre e mais algumas pessoas mais corajosos estava a assistir a missa. Ao término da missa vira um homem arrumando alguma coisa na Sacristia e rumaram para lá. Encontraram o seu Manoel do Céu que foi imediatamente indagado “o Senhor Sabe onde mora o Delegado, Ele respondeu mora naquela casa (que apontou)”. Agora onde está só o compadre vigário é quem sabe. Foram ao padre que depois de desparamentado atendeu muito bem aos três revoltosos, e a pergunta veio onde se encontra o tenente, onde se encontra não sei respondeu o Padre”.
Estamos lhe indagando sobre o Senhor Tenente, porque o sacristão nos informou que o senhor sabia. O Padre Gonçalo lhes falou que o sacristão era um homem bom simples e ingênuo, e por isso emprestava esse dom de tudo saber.
Teve como seu seguidor o seu filho Gerardo Aires de Sousa que também por muito tempo foi sacristão da nossa Paróquia.
Manoel do Céu é nome de rua em nossa cidade por merecimento as suas atividades de homem bom e simples, desarmado de ódio e bom de coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário