sexta-feira, 16 de julho de 2010

História do Ipu.



Fatos Sociais e Políticos de Ipu.
Prof. Francisco Melo.

Como fatos sociais que marcaram a nossa sociedade podemos citar à criação do Grêmio Recreativo Ipuense, fundado em 12 de outubro de 1924 e que teve como primeiros dirigentes Emídio Augusto Barbosa, José Maria Sabino, Abdoral Timbó, Joaquim de Oliveira Lima, Edgard Corrêa de Castro e Sá, Dário Catunda Fontenele, Vicente Jorge Ferreira Maia, Adalberto Aragão e Manoel Dias Filho.
O seu baile de inauguração reuniu o fino da sociedade ipuense chamada naquela época de elite, foi deslumbrantemente encantador, ao som da orquestra do Maestro José Pedro da Alcântara de Sobral. Não existia sede própria os saraus eram realizados nas residências dos diretores do Clube. Em seguida foi construído o Palacete Iracema, onde passou a funcionar o Grêmio com o seu Gabinete de Leitura servindo grandemente a juventude e a todos que interessassem à boa leitura. Uma biblioteca grandiosa pelo valor de suas obras literárias.
Hoje o Grêmio não funciona no local do antigo Palacete Iracema, sua sede fica no Bairro da Mina em prédio próprio e muito grande, propicio aos grandes eventos.


Outro fato social que marcou muito a nossa gente foi à inauguração do Jardim de Iracema, localizado na Praça Abílio Martins, e que no centro da Avenida foi erigido um Coreto que servia para as tradicionais retretas e até mesmo para concentrações de políticos.
Foi inaugurado festivamente no dia 27 de setembro de 1927 pelo primeiro Prefeito eleito de Ipu Cel. Felix de Sousa Martins, que ao cortar a fita simbólica disse: ESTÁ INAUGURADO O JARDIM DE IRACEMA, neste momento a banda de música tocou, fogos estalaram no ar, aplausos aos mais diversos, estava, pois inaugurado o Jardim de flores belas que veio depois sofrer várias modificações. A primeira foi na gestão do Prefeito Antonio Pereira de Farias, foram demolidos o bonito Jardim e o Coreto e colocado no mesmo lugar a estatua de Iracema, a Tapuia, à Virgem dos Lábios de Mel, substituída depois por um outro sistema de Praça dos mais ridículos já existentes, mais parecendo esconderijo para ataques a bala e assaltos à mão armada.
Um outro fato marcante na vida social do nosso povo foi à inauguração da Hidroelétrica, energia vinda de uma turbina instalada no pé da serra movida por um motor de fabricação Alemã de marca BATACLAN, iluminação que serviu por muito tempo a nossa cidade.
Foi na gestão do Prefeito Joaquim de Oliveira Lima a realização de tão deslumbrante obra. se revestiu de júbilo, toda ornamentada, estava preparada para o grande momento. O baile comemorativo aconteceu na casa do Sr. Manoel Dias Martins. Oscar Coelho proferiu o discurso e acionou a chave geral dizendo
A inauguração aconteceu no dia 20 de setembro de 1931, a cidade “EIS A LUZ”, neste momento as máquinas que estavam na estação apitaram, os sinos repicaram, fogos de artifício estalaram no ar e a banda de música entoou Dobrados e Valsas.

Outro fato marcante foi em 1940, ano da comemoração dos 100 Anos de Emancipação Política do Município de Ipu. Todas providencias foram tomadas no sentido de realizar uma grande festa.
O Prefeito era o Dr. Chagas Pinto da Silveira, sendo Presidente de República Dr. Getulio Dorneles Vargas e Interventor estadual Dr. Francisco de Meneses Pimentel.
Era 26 de agosto de 1940 a cidade amanhecera radiante e em festa, para comemorar os 100 Anos de Emancipação. Logo ao alvorecer Salva de 21 Tiros em seguida Missa na Igreja Matriz celebrada pelo ipuense Padre Antonino Soares Cordeiro, logo após a Missa desfiles pelo Tiro de Guerra e Escolas Locais, pelas principais ruas da cidade e concentração em frente ao Paço Municipal para solenemente hastear a Bandeira do Brasil, como também proceder à inauguração do Jardim 26 de Agosto construído para marcar tão significante data. Presentes aos acontecimentos, autoridades civis, militares e eclesiásticas, o Tiro de Guerra nº. 208 e as Escolas existentes no Ipu.
Às 14 horas Sessão Solene no prédio da Prefeitura Municipal onde foram ouvidos vários oradores como Osvaldo Araújo, Dr. Francisco das Chagas Pinto, Manoel Bessa Guimarães, e Dr. Eusébio de Sousa. Foi executado pelo Canto Orfeônico um número musical e por fim cantada pela primeira vez a Valsa de Zezé do Vale “Passados do Meu Ipu” por Wilson Lopes, voz orgulho da nossa cidade que se fez representar muito bem sempre levando o nome de Ipu através da música aos mais longínquos rincões deste País.
Esta valsa até hoje é cantada e conhecida por todos ipuenses. È um Hino de louvor a Terra Berço.

As comemorações da elevação de Vila a cidade se deu no dia 25 de novembro de 1885. No ano de 1995 foi comemorado no Quadro da Igrejinha o Centenário de cidade debaixo do velho Tamarineiro. Ali foi armado um palanque para 08 dias de muitas realizações festivas alusivas a data.

A inauguração da Casa de cultura se deu no dia 29 de maço de 2003; para tal foi restaurada s antiga Cadeia Pública. O local ficou constituído de um auditório para 120 lugares uma sala para o Memorial da Maestrina Valderez Soares, uma outra sala para Banda de Música e mais outra sala para a administração. A Casa recebeu o nome da Maestrina Valderez Soares como uma prova de reconhecimento aos seus dotes artísticos. Valderez não era apenas Musicista, mas, Artista Plástica, Atriz e professora de Artes Culinárias.
Foram muitas pompas na sua inauguração, pois ate um concerto clássico aconteceu com Violão e Violino.
Era Prefeita Municipal: Antonia Bezerra Lima Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário