quinta-feira, 1 de julho de 2010

Biografia José Itamar Mourão

José Itamar Mourão

Nasceu na cidade de Ipu, em 11 de dezembro de 1925. Filho de João Batista Mourão e Percília Aragão Mourão.
Alfabetizou-se com D. Carmosa, prosseguindo seus estudos no Colégio dos Frades em Canindé.
Aos dezoito anos ingressou na Escola de Aprendizes de Marinheiro em Fortaleza.
Prestou serviços efetivos em operações de guerra em missão de combate e patrulhamento, no posto de operador de radar, nos períodos de 25 de maio de 1944 a 02 de setembro de 1944 e 19 de dezembro de 1944 a 24 de novembro de 1945, num total de 01 ano e 02 meses e 25 dias, embarcado nos contratorpedeiros “Piauí” e “Benevante” e no encouraçado “São Paulo”.
Ao final da guerra, com a saúde debilitada, internou-se no Hospital da Marinha em Recife para tratamento, recebendo alta médica dirigiu-se ao Rio de Janeiro e solicitou baixa da Marinha de Guerra.
Sempre muito estudioso, inteligente, culto, porem autodidata lecionou no Colégio Sete de Setembro em Fortaleza e no Colégio Ipuense em Ipu.
Dedicado às atividades literárias, notabilizou-se por seu estudo do Esperanto. Há informações sobre artigos publicados em Jornal Ipuense (Ipu em Jornal), período do qual se tornou redator.
Aos 37 anos, em 23 de setembro de 1962, precocemente para tristeza dos seus parentes e amigos, Ipu assistiu deixar a vida um dos seus ilustres filhos.
José Itamar tinha seis irmãos: Francisco Irismar, Thaís Mourão Leite, Francisco das Chagas Mourão, Francisco Osires Mourão, Francisco Ilmar Mourão e Percília Laís Mourão.
Em 1963 a União Estudantil Ipuense, associação de filhos de Ipu, estudantes radicados em Fortaleza promoveu um Torneio de Futebol de Salão na quadra do Grêmio Ipuense. Era excelente árbitro de Futebol de Campo. Poeta dos mais líricos e sentimentais. Sentava-se quase todos os dias de preferência à noitinha na antiga e verdadeira Avenida de Iracema em um dos Bancos e passava a ensinar aos mais jovens o Esperanto, língua que falava fluentemente e declamava com muito sentimento os Sonetos do Pe. Antonio Tomás. Além de cantar canções maviosas todas em Espanhol (Castelhano).





Um comentário:

  1. Caro Professor,

    Sou Kleber de Oliveira Mourão,filho de Francisco das Chagas Mourão,portanto sobrinho de José Itamar Mourão e foi com enorme alegria que descobri nesse blog a biografia do meu tio,muito obrigado.

    ResponderExcluir